Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Anac aumenta efetivo nos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações


Gente de Opinião

Flávia Villela
Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai disponibilizar 220 servidores extras para atender a demanda de passageiros nos aeroportos das cidades-sede, durante a Copa das Confederações, que começa neste sábado. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, durante visita na manhã de hoje (11) ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim.

“Temos fiscais nos grandes aeroportos, alguns com postos 24 horas, mas vamos reforçar toda essa equipe nos dez aeroportos impactados pela Copa das Confederações. A operação começa no dia 13 e vai até o dia 2 de julho”, explicou ao informar que atualmente cada aeroporto conta com cerca de cinco a dez servidores, dependendo do tamanho do terminal.

De acordo com Guaranys, os aeroportos visitados pela Anac até agora estão com as estruturas de serviços disponíveis para o público, apesar de a maioria estar em obras de infraestrutura. “Por onde passamos, verificamos que mesmo com as obras, as empresas estão com balcões estruturados para receber um eventual aumento de fluxo”, declarou.

A Anac já inspecionou os aeroportos Santos Dumont, o de Guarulhos, Viracopos, do Recife, de Salvador e Fortaleza. Amanhã fiscais farão inspeção em Brasília.

Em relação ao Aeroporto do Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, que teve problemas com falta de energia elétrica na semana passada, o diretor da Anac explicou que a Infraero e a concessionária Light estão trabalhando para que não haja mais queda de energia no local.

Na manhã de hoje, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Infraero, inaugurou 12 banheiros nos setores de desembarque A e B do aeroporto. Agora o Santos Dumont conta com 17 sanitários, incluindo dois para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ao todo, R$ 288 mil foram investidos nessa melhoria executada com mão de obra da Infraero e de empresa terceirizada que já atua no aeroporto.

A Infraero informou que vai reforçar em 26% o efetivo de funcionários no Aeroporto Santos Dumont a partir de amanhã. Quarenta e quatro empregados vão trabalhar nas áreas de operação e manutenção para garantir o perfeito funcionamento de escadas rolantes, elevadores, esteiras e sistemas de ar-condicionado, assegurando fluidez nos embarques e desembarques. O efetivo da equipe de limpeza passará de 150 para 160 funcionários.

No balcão de informações serão 15 atendentes se revezando para garantir orientação aos passageiros e usuários em português, em inglês e em espanhol.

A previsão da Secretaria de Aviação Civil é de que o Rio de Janeiro receba em média 33,5 mil passageiros no Santos Dumont e no Galeão durante os três dias de jogos. Segundo a Infraero, o número está abaixo da média registrada na alta temporada de dezembro de 2012, quando a movimentação média nos dois aeroportos foi de 75,2 mil passageiros por dia.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal