Quarta-feira, 26 de julho de 2006 - 12h31
O Aikido, tradicional forma de defesa pessoal oriunda do Japão, ganha novos adeptos em Porto Velho após a sua implantação na Academia Shin.
O professor Paulo Nascimento, psicólogo, com trinta anos de experiência no ensino dessa modalidade, explica que o Aikido não é um estilo de luta marcial e também não é um esporte de competição, já que seu objetivo não é derrotar o outro, mas sim derrotar as características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo sua plenitude. Diferentemente de outras escolas de lutas marciais, no Aikido não existem "sparring" ou adversários e o treinamento se desenvolve num clima de cooperação, em ritmo adequado às habilidades de cada um explica o professor.
As técnicas do Aikido são compostas de movimentos elegantes, circulares, que imitam os movimentos das espadas dos lendários samurais, com o objetivo único de interceptar um ataque, seja à mão livre ou com armas. A leveza dos movimentos leva aos desavisados a acharem que não produzem efeito, porém basta uma pegada no ponto exato e com uma simples torção a pessoa será lançada a alguns metros de distancia e cair retorcendo-se de dor. É por essa razão que os treinamentos exigem muita disciplina e respeito alerta Paulo. Por essa razão os exercícios de respiração e a meditação fazem parte do treinamento diário do Aikido.
Como não implica em golpes de impacto como chutes e socos, e sim em técnicas de interceptação e imobilização, é indicado para o treinamento policial, consistindo em excelente recurso para dominar uma pessoa agressiva, sem feri-la.
Para conhecer mais sobre essa atividade é só ligar para o número 3224-4601, ou ir pessoalmente à rua Tenreiro Aranha, 3333, no bairro Olaria.
Fonte: Toninha Lima
Estudante de Rondônia disputa vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025 sob comando da mãe-técnica
A delegação de Rondônia participa dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com representantes no vôlei de praia. Entre as estudantes-atletas está A
Talento revelado no Joer é destaque na natação durante Jogos da Juventude 2025
A rondoniense Rafaela Bariani, de 16 anos, estudante de uma instituição de ensino privada de Porto Velho, foi um dos destaques de Rondônia nos Jogos
Equipes da delegação escolar de Rondônia estão participando dos Jogos da Juventude 2025, que acontecem até o dia 25 de setembro, em Brasília. Na abe
A delegação rondoniense de tênis de mesa foi destaque na Copa Brasil de Tênis de Mesa, Fortaleza 2025, realizada de os dias 5 a 7 de setembro, no Ce