Porto Velho (RO) terça-feira, 27 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Esporte

Aikido na Shin


O Aikido, tradicional forma de defesa pessoal oriunda do Japão, ganha novos adeptos em Porto Velho após a sua implantação na Academia Shin.

O professor Paulo Nascimento, psicólogo, com trinta anos de experiência no ensino dessa modalidade, explica que o Aikido não é um estilo de luta marcial e também não é um esporte de competição, já que seu objetivo não é derrotar o outro, mas sim derrotar as características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo sua plenitude. Diferentemente de outras escolas de lutas marciais, no Aikido não existem "sparring" ou adversários e o treinamento se desenvolve num clima de cooperação, em ritmo adequado às habilidades de cada um – explica o professor.

As técnicas do Aikido são compostas de movimentos elegantes, circulares, que imitam os movimentos das espadas dos lendários samurais, com o objetivo único de interceptar um ataque, seja à mão livre ou com armas. A leveza dos movimentos leva aos desavisados a acharem que não produzem efeito, porém basta uma pegada no ponto exato e com uma simples torção a pessoa será lançada a alguns metros de distancia e cair retorcendo-se de dor. É por essa razão que os treinamentos exigem muita disciplina e respeito – alerta Paulo. Por essa razão os exercícios de respiração e a meditação fazem parte do treinamento diário do Aikido.

Como não implica em golpes de impacto como chutes e socos, e sim em técnicas de interceptação e imobilização, é indicado para o treinamento policial, consistindo em excelente recurso para dominar uma pessoa agressiva, sem feri-la.

Para conhecer mais sobre essa atividade é só ligar para o número 3224-4601, ou ir pessoalmente à rua Tenreiro Aranha, 3333, no bairro Olaria.

Fonte: Toninha Lima

Mais Sobre Esporte

Semisb entrega obras dos campos sintéticos em Porto Velho e União Bandeirantes

Semisb entrega obras dos campos sintéticos em Porto Velho e União Bandeirantes

Nessa semana, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer recebeu a conclusão das obras dos campos sintéticos do

Fogo na Premier League contra o VAR: «É ridículo. Isto não é futebol»

Fogo na Premier League contra o VAR: «É ridículo. Isto não é futebol»

O VAR conseguiu deixar em acordo duas partes muito diferentes: quem se prejudicou e quem se beneficiou. Aconteceu na partida que enfrentou Tottenham