Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Aeroportos de 5 sedes reforçam frota de ônibus


A Infraero reforçou a frota de ônibus para embarque e desembarque em cinco aeroportos nas cidades-sede da Copa. Ao todo, 14 veículos estão à disposição nos aeroportos de Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão), Porto Alegre e Salvador, e ficarão nesses terminais durante a realização do Mundial, conforme a programação dos jogos nas cidades.

A medida faz parte de uma estratégia com as fabricantes dos veículos. A empresa recebe os veículos para reforçar as operações e testá-los enquanto as montadoras fazem a exposição de seus produtos. O Galeão receberá a maior quantidade – serão seis ônibus, sendo dois de 15 metros Scania (um deles movido a etanol), um articulado Mercedes-Benz, além de mais dois Marcopolo e um outro Scania.

“O reforço segue a proposta adotada em outros grandes eventos, como a Copa das Confederações, Rio + 20 e Jornada Mundial da Juventude. Trata-se de uma parceria que reforça as ações já adotadas pela Infraero no sentido de garantir a melhor operação durante a Copa do Mundo”, avaliou o coordenador de equipamentos operacionais, Jean Piere Del Rio.

Em Curitiba, o aeroporto recebeu o reforço de dois ônibus, sendo um articulado Volvo, com capacidade para 120 passageiros, e outro Marcopolo. Fortaleza, por sua vez, recebeu um ônibus Marcopolo. Em Porto Alegre são mais três veículos, sendo um ônibus Marcopolo e dois microonibus Volare. No Aeroporto de Salvador, a frota foi reforçada com mais dois ônibus Marcopolo.

Fotos: Divulgação/Infraero

Gente de Opinião

Reforços

Os aeroportos da Infraero nas cidades-sede da Copa já estão com seus planos de ações específicas. O planejamento envolve o reforço operacional e a organização de espaço especial para receber turistas para o Mundial. O número de “amarelinhos” que circulam por esses terminais aumentou de 473 para 704.

O efetivo da área operacional também foi ampliado, passando de 1.424 para 1.675 funcionários. Além disso, as escalas de plantão foram reforçadas para monitorar o funcionamento das escadas rolantes, elevadores, esteiras e sistemas de ar condicionado. Ainda em conjunto com outros parceiros do setor aéreo, a Infraero elaborou um plano de ações para que o movimento de aeronaves e de passageiros ocorra sem transtornos durante a realização do evento. São procedimentos relacionados à recepção dos diferentes públicos que vão passar pelos aeroportos brasileiros, como chefes de Estado, delegações e seleções de futebol, comissão de arbitragem e espectadores (brasileiros e estrangeiros).

Fun Zones

Os aeroportos da Infraero já contam com espaços de acolhimento para receber com maior conforto e mais segurança os brasileiros e os turistas internacionais. São as Fun Zones, áreas com até 700 metros quadrados, dependendo do terminal, que estão sendo preparadas para receber os torcedores brasileiros e estrangeiros com opções de entretenimento e prestação de serviço. Eles poderão assistir em telões programação voltada para o futebol; obter informações turísticas de cada cidade em português e inglês em totens touch screen; jogar pebolim, futebol de botão e videogame. Além disso, as áreas contam com wi-fi gratuito, caixas automáticos para saques nacionais e internacionais em real, totens de check-in das principais companhias aéreas brasileiras e monitores que exibem as informações de embarque e desembarque de voos. Durante o período da Copa, são esperados 600 mil estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério do Turismo.

Fonte: Infraero

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)