Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Entrevista

Prefeito responde a ouvintes na Radio Cultura FM



O Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, foi o entrevistado na manhã desta quinta feira na Rádio Cultura 107,9FM, do programa comandado pelo radialista Elizeu da Silva. Durante uma hora, Sobrinho respondeu a perguntas enviadas por telefone pelos ouvintes, que abordaram os principais assuntos de interesse da comunidade. O asfalto, mais uma vez, centralizou o debate, como principal reivindicação dos moradores da Capital.Prefeito responde a ouvintes na Radio Cultura FM - Gente de Opinião

O vereador Cláudio Carvalho (PT), líder do governo na Câmara Municipal, também esteve presente nos estúdios, acompanhando a entrevista.  Logo no início do programa, um dos ouvintes informou sobre uma taxa que estaria sendo cobrada pela associação de moradores do bairro Bom Sucesso. Sobrinho negou ter conhecimento sobre o assunto, mas revelou que na próxima segunda feira, às 19h, estará na rua Magno Assolino, no bairro Cidade do Lobo, participando de uma reunião, onde poderá tomar conhecimento sobre a situação.

Outro ouvinte questionou sobre as obras inacabadas na cidade. Sobrinho lembrou que, no momento, Porto Velho possui mais de 100 obras em andamento. Na sexta feira, será inaugurada uma quadra poliesportiva no bairro Castanheira. No bairro Jamari, diversas ruas estão sendo asfaltadas. No sábado, a localidade de Engenho Velho ganha uma nova unidade de saúde e Marco Azul uma nova escola. “Os moradores do bairro Socialista também vão ganhar suas escrituras. Temos dificuldade em algumas obras, o que é natural, mas as coisas estão acontecendo”, disse o prefeito.

Na rua Aripuana, a obra está paralisada porque a empresa contratada abandonou o trabalho. “Estamos contratando uma nova empresa para concluir o serviço”, explicou.


Asfalto

Sobrinho lembrou que, em oito anos de governo, a prefeitura aplicou cerca de 400 quilômetros de asfalto na cidade, exatamente a mesma extensão que havia sido asfaltada em 92 anos de Porto Velho, que possui cerca de 1,2 mil quilômetros de ruas na área urbana. “Quando vejo a imprensa e a oposição me criticando, eu me mando para o bairro, e lá recebo o reconhecimento das pessoas. É muito mais fácil criticar do que elogiar, isso faz parte da natureza das pessoas”, revelou o prefeito.

Na rua Tereza Amélia, paralela à Plácido de Castro, todo o asfaltamento já foi colocado, da rua Petrolina até a Plácido de Castro. “Só falta retirarmos uma churrascaria que está no meio da rua”, lembrou Sobrinho.

No bairro Mato Grosso, todas as ruas estão sendo asfaltadas, assim como na Vila Tupi, Tucumanzal e Areal. “Na rua Marechal Deodoro, pessoas que moram ali há 42 anos se emocionaram com a obra, que valorizou seus imóveis e acabou com a poeira”, lembrou o prefeito.

No bairro Eletronorte, as ruas que ainda não receberam asfalto serão as próximas a serem beneficiadas. Segundo Sobrinho, o projeto de engenharia já esta na Caixa Econômica Federal, assim como projetos de asfaltamento nos bairros JK 1, 2, 3, Flamboyant e Pombal. A Caixa deve liberar a situação nos próximos dias.

No bairro Três Marias, onde as ruas levam nomes de clubes de futebol, os moradores da Vasco da Gama terão que esperar um pouco mais pelo asfalto, que já chegou em quase todas as vias. “A próxima será a Bangu, até a Corinthians. Vai ficar faltando só a Vasco e a Atlético Mineiro para um próximo projeto”, salientou.

Na segunda feira, deve ser concluído o asfaltamento da rua José Amador dos Reis, na Vila Mariana. No ano que vem, o asfalto chega na Rua Itatiana, até o bairro Ulisses Guimarães, criando uma nova alternativa para o trânsito na Vila Mariana.

Na Vila Mariana com Amador dos Reis, no bairro São Francisco, as obras devem reiniciar na próxima semana. “Ali as crianças sofrem com a poeira em frente à escola”, lembrou o prefeito.


Legalização Fundiária

No Bairro Airton Senna, a legalização fundiária já beneficiou muita gente. Os moradores da chamada parte direita, como questionou um dos ouvintes da emissora, no entanto, ainda estão com a situação em aberto. “Nessa parte do bairro, chamado de Porto Cristo, é uma área privada, pertence a um particular. Não tenho previsão de como legalizar por enquanto”, respondeu Sobrinho, com sinceridade.

O prefeito também comentou sobre a utilização das ruas Tiradentes e Jorge Teixeira para sediar eventos culturais como o carnaval, Maria Fumaça e o desfile de sete de setembro, que foi criticada por um ouvinte. “Particularmente, não sou contra que se use as avenidas para esse fim. Sou contra a ditadura do carro, a avenida é para o povo também. Vejo isso acontecer em todas as grandes cidades”, afirmou, lembrando que uma comissão representativa formada por membros dos governos municipal, estadual e demais instituições culturais é quem define os locais para grandes eventos.

Sobrinho confirmou também que até o fim deste ano deve ser realizado um novo concurso público para contratação de servidores nas áreas da saúde, educação e engenharia. “Estamos preparando o edital”, disse.  Na saúde, inclusive, Sobrinho reconheceu que ainda há muito a ser feito na cidade. “Ainda não está da forma com que eu gostaria, mas estou trabalhando para que isso aconteça”, disse, lembrando a expansão do programa ESF – Estratégia de Saúde da Família, as novas unidades de saúde nas localidades de Três Marias, Castanheira, Rio Pardo, União Bandeirante, Joana D’arc, Nacional, e Sete de Setembro, por exemplo.

Também estão sendo retomadas as obras de construção das novas UPAs, que são pequenos pronto-socorros na zona Sul. “Na zona Leste e Jacy Paraná também serão retomadas”, garantiu. Outra novidade sobre a saúde lembrada durante o programa foi a doação da área para o Governo do estado, ao lado da Maternidade Municipal, onde será construído um novo hospital de urgência e emergência de cinco andares, com capacidade para 270 leitos.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto Medeiros

  

Mais Sobre Entrevista

Daniel Pereira pede a exoneração do superintendente do IBAMA-RO

Daniel Pereira pede a exoneração do superintendente do IBAMA-RO

Daniel Pereira pede a exoneração do superintendente do IBAMA-RO

Uma bela entrevista com Pepe Mujica - Por Tereza Cruvinel

Uma bela entrevista com Pepe Mujica - Por Tereza Cruvinel

Compartilhe no Google + Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Tereza Cruvinel / Colunista do 247, Tereza Cruvinel é uma das mais respeitadas

'Espero que o apelo do papa ecoe no Brasil', diz dom Murilo, sobre o 1° Dia Mundial dos Pobres

'Espero que o apelo do papa ecoe no Brasil', diz dom Murilo, sobre o 1° Dia Mundial dos Pobres

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); A Ação da Cidadania volta a realizar a campanha Natal sem Fome após 10 anos e segundo um estudo div

CF 2018: Especialista em segurança pública analisa a face da violência no Brasil

O professor da PUC Minas, onde coordena o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), Robson Sávio Reis Souza, é um dos colaboradores na redação do texto