Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Prestação de contas eleitoral deve ser feita por contador


A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, Vania Fatima Mendes, alertou os partidos políticos para a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina a atuação do profissional de contabilidade na elaboração da prestação de contas do candidato que será enviada à Justiça Eleitoral.

A resolução é benéfica aos candidatos e partidos políticos, pois a prestação de contas será feita dentro da melhor técnica, evitando questionamentos e garantindo a transparência que o documento deve ter, afirma Vania Fatima, lembrando que desde 2002, quando a Justiça Eleitoral passou a exigir a prestação de contas, muitas candidaturas já foram impugnadas por erros nos demonstrativos contábeis.

A Presidente do CRC destaca também que a necessidade do profissional da contabilidade é em toda a campanha eleitoral, desde o planejamento, arrecadação e realização de despesas com aplicabilidade dentro dos limites e objetos em que a norma define, bem como a obrigatoriedade de uma movimentação bancária conciliada com as regras do Banco do Central.

Vania Fátima diz ainda que é preciso organizar a documentação fiscal e seguir os prazos para a prestação de contas, que acontece em dois momentos antes da eleição (60 e 30 dias antes) e depois a prestação de contas final, 30 dias após o pleito.

Esta resolução do TSE vai contribuir para o combate a corrupção e padronizar a prestação de contas, afirma a Presidente do CRC Rondônia.

Fonte: Alexandre Badra 
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)