Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Pré-candidato ao governo, Padre Ton cresce e empata com o governador


Pré-candidato ao governo de Rondônia, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) é um nome cada vez mais competitivo na corrida à sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB), que tentará a reeleição. Nova pesquisa do Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE), registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RO-00002/2014, aponta seu crescimento e empate com o governador na aceitação do eleitorado de 17 municípios pesquisados.Pré-candidato ao governo, Padre Ton cresce e empata com o governador - Gente de Opinião

A pesquisa, estimulada, produziu resultados em três cenários distintos para governo. No cenário liderado pelo ex-senador Expedito Junior, cuja presença na disputa eleitoral ainda é incógnita em decorrência de problemas jurídicos, Padre Ton aparece com 16,2% das intenções de voto, enquanto o governador tem 16,5%. É um empate técnico, em terceiro lugar. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos a mais ou para menos.

O número aponta um crescimento significativo em relação à pesquisa feita em dezembro, no qual ele obteve 10,3% do total de eleitores pesquisados em 18 municípios mediante pergunta estimulada, com os mesmos candidatos, à exceção do prefeito José Bianco, de Ji Paraná, ausente nesta, realizada entre 15 a 20 de janeiro de 2014 com 1920 eleitores. 

“O governo atual não está bem, as pessoas querem mudar. Atribuo o crescimento ao trabalho comprometido feito no estado. Acredito que a presença constante nos diferentes e distantes lugares, conhecendo cada vez mais a realidade da população, procurando levar solução a seus problemas, sabendo dizer sim ou não, está produzindo resultados positivos. Disposição não me falta para continuar trabalhando por Rondônia, e no momento certo, com responsabilidade e humildade, vamos tomar uma decisão”, disse o deputado, pré-candidato do PT à sucessão do governo desde maio, quando ocorreu reunião do diretório estadual em Jaru.  

O coordenador da pesquisa, Dejanir Luiz Haverroth, disse que todos os candidatos apresentaram crescimento. Em relação ao Padre Ton, sua avaliação para esse desempenho decorre de três fatores: o PT está muito bem no âmbito nacional; cresceu muito no interior de Rondônia e o deputado apresenta bom discurso e está presente em todos os municípios. “Ele é de fato uma candidatura viável”, declara. 

No cenário com três nomes e hipotéticos vices, Padre Ton e Ivone Cassol - que já declarou não ter interesse na disputa para Governo – alcançam o primeiro lugar, com 32%; Confúcio Moura e o secretário de Governo Júlio Olívar atingem 22,5% e Alex Testoni com Val Ferreira, mulher de Expedito Junior, têm 20,6% das intenções de voto. Não responderam 24,9% dos eleitores pesquisados.

Num terceiro cenário, com apenas três candidatos, Padre Ton novamente empata com o governador Confúcio Moura: tem 20,8% das citações de apoio, contra 21,2% do ocupante do Palácio Getúlio Vargas. A pesquisa também abordou o eleitorado sobre o voto para senador, deputado federal e deputado estadual. 

O PT surge bem na campanha para o Senado, o que outras pesquisas já haviam atestado. Sem Expedito Junior, a ex-senadora Fátima Cleide supera a aceitação do empresário e atual senador Acir Gurgacz, obtendo 24% das intenções de voto contra 20,2% do pedetista. Fátima também tem excelente aceitação caso venha a disputar a única vaga do Senado com Júnior.

Em pergunta espontânea - Se as eleições 2014 para deputado federal fossem hoje em quem você votaria? - o PT também aparece em boa situação, com  menção de três dos catorze nomes citados, ficando Padre Ton com o quarto lugar (3,3%) dentre todos os preferidos. Os outros nomes do partido são Roberto Sobrinho (2,0%) e o deputado federal Anselmo de Jesus (1,6%).

Garantiriam também seu retorno à Câmara dos Deputados, Marinha Raupp, Moreira Mendes, Carlos Magno, Nilton Capixaba e Marcos Rogério. 

A pesquisa do IRPE foi contratada pela própria empresa de opinião e marketing, sediada em Vilhena.          

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por