Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Mais de um terço do eleitorado brasileiro escolhe hoje o futuro governador


Gente de Opinião

Iolando Lourenço -  Agência Brasil

Pouco mais de um terço do eleitorado nacional, ou seja, 49.820.703 eleitores, residentes em 13 estados e no Distrito Federal, voltam às urnas neste domingo (26) para votar em presidente da República e no governador de seu estado. São 30 nomes colocados na disputa em segundo turno, sendo dois para presidente da República – Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) – e 28 disputando as chefias dos executivos estaduais.

A disputa pelos 14 cargos de governador, no dia 5 de outubro, contou com 83 candidatos, mas ficaram para concorrer ao cargo hoje (26) 28 candidatos, ou seja, os dois mais votados de cada um dos 13 estados e do DF. O primeiro turno para a Presidência da República foi disputado por 11 candidatos e agora estão no páreo os dois mais votados no último dia 5. À exceção do estado do Tocantins, os outros seis estados que integram a Região Norte vão escolher hoje, em segundo turno, o futuro governador.

O governo do Acre está sendo disputado pelo atual governador e candidato à reeleição Tião Vianna (PT), que obteve no primeiro turno 49,73% dos votos válidos, e pelo deputado federal Márcio Bittar (PSDB), que ficou com 30,1%.  Concorrem ao governo do Amazonas o atual governador José Melo de Oliveira (PROS), que conquistou 43,04% dos votos válidos no primeiro turno, e o senador Eduardo Braga (PMDB), que conseguiu 43,16% dos votos.

A chefia do Executivo do Amapá está sendo disputada pelo atual governador Camilo Capiberibe (PSB), que ficou com 27,53% dos votos, e pelo ex-governador Waldez Góes (PDT), que conseguiu 42,18% dos votos válidos. Na disputa pelo governo de Rondônia estão o atual governador Confúcio Moura (PMDB), que consegui 35,86% dos votos, e o ex-senador Expedito Júnior (PSDB), que obteve 35,42% dos votos válidos no primeiro turno.

Disputam o governo de Roraima, em segundo turno, o atual governador Francisco Rodrigues (PSB), que conquistou 37,62% dos votos válidos no primeiro turno, e Suely Campos (PP), que obteve 41,48% dos votos. O atual governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), que conseguiu 48,48% dos votos no primeiro turno, disputa a chefia do governo do estado com Helder Barbalho (PMDB), que conquistou 49,88% dos votos válidos.

Em três estados do Nordeste, a decisão sobre o futuro governador ficou para este domingo. O governo do Ceará está sendo disputado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB) que, no primeiro turno, ficou com 46,41% dos votos válidos, e pelo deputado estadual Camilo Santana (PT), que conquistou 47,81% dos votos. O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), que obteve 47,34% dos votos em primeiro turno, disputa o governo do Rio Grande do Norte com o vice-governador Robinson Faria (PSD), que recebeu os votos de 42,04% do eleitorado.

O governo da Paraíba está sendo disputado pelo atual governador Ricardo Coutinho (PSB), que conseguiu 46,05% dos votos no primeiro turno, contra o ex-governador e senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que ficou com 47,44% dos votos válidos. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB), que obteve 45,23% dos votos válidos, disputa o governo do Distrito Federal contra o ex-deputado Jofran Frejat (PR), que recebeu 27,97% dos votos válidos no primeiro turno.

Disputam o governo de Goiás, em segundo turno, o atual governador Marconi Perillo (PSDB), que ficou com 45,86% dos votos no primeiro turno, e o ex-governador Iris Resende (PMDB), que conquistou 28,4% dos votos válidos. Estão co ncorrendo ao governo de Mato Grosso do Sul o senador Delcído Amaral (PT), que obteve 42,92 dos votos na primeira disputa, e Reinaldo Azambuja (PSDB), que ficou com 39,09% dos votos válidos.

O governador Tarso Genro (PT), que conseguiu 32,57% dos votos dos gaúchos em primeiro turno, disputa o governo do Rio Grande do Sul contra o peemedebista José Ivo Sartori, que ficou com 40,4% dos votos válidos. O comando do governo do Rio de Janeiro está sendo disputado neste domingo entre o atual governador Luiz Fernando de Souza (Pezão) (PMDB), que conquistou 40,57% dos votos no primeiro turno, e o senador Marcelo Crivella (PRB), que obteve 20,26% dos votos válidos.

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por