Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Mais de 1,4 mil militares do Exército reforçam segurança das eleições no RN


 Gente de Opinião

Vitor Abdala - Enviado Especial da Agência Brasil/EBC e

No Rio Grande no Norte, 1.430 militares do Exército reforçarão a segurança das eleições no estado neste domingo (26), segundo o Comando Militar do Nordeste. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a presença das forças armadas em 47 municípios neste segundo turno, dez a mais do que no primeiro, ocorrido no dia 5 de outubro.

As tropas já começaram a se mobilizar na tarde de ontem (24). Na manhã de hoje (25), em Macaíba, município da região metropolitana de Natal já era possível ver soldados do Exército. Na Escola Estadual Auta de Souza, que é um dos locais de votação da cidade, cinco militares estavam posicionados no portão de entrada.

O comando das tropas está a cargo da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, que tem sede na capital potiguar. Larissa Jonielly, de 18 anos, participa de sua segunda eleição e diz que se sente mais segura com a presença dos militares. “Acho que fica melhor a segurança até para a cidade mesmo. Só acho que eles deveriam estar mais distribuídos em todos os bairros e não ficarem só no centro. No lugar onde eu voto, por exemplo, não tem Exército”, disse.

Iraci Paula da Silva, de 67 anos, acha que com o Exército nas ruas no primeiro turno houve menos boca de urna, um dos crimes eleitorais mais comuns, do que em pleitos anteriores. “Na outra eleição teve bem mais gente [distribuindo panfletos de candidatos]. Mas não adianta comigo. Eu não vou nessa, não. Meu voto é sagrado. Eu saio de casa com um candidato e é nele que eu vou votar mesmo.”

Em meio à movimentada feira instalada todo sábado numa das principais avenidas de Macaíba, o feirante Gabriel Rodrigues, de 62 anos, diz, enquanto monta sua barraca, que “é bom ter o Exército”. Mas ele acredita que, pelo menos em relação à boca de urna, não acha que o Exército tenha tanta eficácia. “As pessoas não deixam de distribuir santinho, não. Não há quem empaque isso aí.”

Os dez municípios que terão reforço do Exército, além dos 37 do primeiro turno, pertencem a três zonas eleitorais: 40ª Zona Eleitoral (Pau dos Ferros), 59ª (Jardim de Piranhas) e 13ª (Santo Antônio).

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), além dos militares do Exército, um contingente extra 1,3 mil policiais militares reforça a segurança da eleição potiguar. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social também colocará à disposição do TRE-RN um centro de comando e controle móvel para que seja possível acompanhar, por câmeras, os desdobramentos da eleição em diversos pontos.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por