Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Luz para Todos para por falta de contrapartida do Estado, diz Padre Ton


O candidato a governador pelo PT, deputado federal Padre Ton, declarou ontem, 7, em São Francisco do Guaporé que o programa Luz para Todos, do governo federal, sofreu paralisação em Rondônia por falta da contrapartida de R$ 60 mil reais do governo estadual.

Segundo o candidato, existem 18 mil pessoas sem energia no campo, que já poderiam ter sido incluídas no programa, mas isso ainda não aconteceu. Padre Ton falou a produtores rurais reunidos na Linha 8, Porto Murtinho, residência de Vantuil Dias do Carmo e Ilda Rosa Pereira, agricultores.

Padre Ton disse também que para iniciar um processo de industrialização da matéria prima e de alimentos em Rondônia é preciso energia segura e confiável, o que será feito somente com pesados investimentos da Eletrobras. “Para que isso aconteça, tem de ter um governo forte, que pressione a Eletrobras, que tem mais de R$ 400 milhões para licitar o linhão na região das BRs 421 e 429 e até agora nada”, afirmou.

Após declarar não ser “político copa do mundo” - o que aparece de quatro em quatro anos -, Padre Ton disse que há muito por fazer no Estado, com mais de 200 mil pessoas pobres, especialmente nos assentamentos rurais e bairros populosos e sem infraestrutura como os da periferia de Porto Velho.

O candidato voltou a dizer que irá investir forte na saúde preventiva, mencionando que irá criar uma comissão para avaliar todos os projetos de obras de esgotamento sanitário e distribuição de água tratada pendentes e fortalecer as parcerias com prefeituras para avançar em programas já existente relativos à saúde preventiva.

Na pauta de interesse dos agricultores, Padre Ton disse que irá apoiar as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), rever o ato que “cobra multa pelo transporte de uma galinha do mesmo valor que o de um boi” e tornar viável o trabalho da Emater, com 92 pontos de atendimento no Estado, mas que oferece precária assistência técnica.  

Além disso, informou que manterá o programa Pro-Leite, mas também facilitará a ampliação do projeto Balde Cheio, cuja tecnologia aumenta a produção leiteira com qualidade, proposta que teve apoio de seu mandato na Câmara dos Deputados, mediante a articulação de recursos na Fundação Banco do Brasil.

Dilma

Ao defender a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o candidato Padre Ton pediu a cada um dos presentes que transformasse “sua casa num comitê” para garantir as conquistas obtidas pelo país nos últimos 12 anos.

Rejeição

Sobre a campanha majoritária em Rondônia, Padre Ton disse ter certeza de que o governador não se reelege “porque a rejeição dele é o dobro da aceitação”, e ao alertar sobre o candidato tucano lembrou aos presentes ter ele apoiado em 2000 a demissão de 10 mil servidores.

Na reunião da Linha 8 estiveram os candidatos a deputado estadual Renato Capixaba; Marcio Mateus; Valdecir do Mototáxi; Professor Emerson e Tião Pinto, além da candidata a deputada federal Claudia do Posto.

A agenda em São Francisco do Guaporé constou ainda de visita ao Laticínio Tradição e caminhada pela Feira do Produtor Rural, e outra reunião à noite, na Linha 6, KM 25.   

Fonte: Mara Paraguassu

     

   

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por