Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Juiz manda devolver 37 cavaletes que foram apreendidos pela prefeitura


Na tarde desta sábado (30), o juiz plantonista do TRE, Dimis da Costa Braga, deferiu a liminar, em mandado de segurança, determinando a devolução de 37 cavaletes com propaganda do candidato a deputado federal Ernandes Santos Amorim, que haviam sido apreendidos pela Prefeitura do Município de Jaru-RO.

A apreensão foi realizada com base no art. 223 da Lei Municipal n. 1827/2013, que disciplina a postura municipal relativa ao meio ambiente no município. O dispositivo da lei refere-se à poluição visual.

Para o magistrado, “não cabe à prefeitura fiscalizar propaganda eleitoral”. Registrou na decisão que o art. 41 da Lei n. 9504/97 prescreve que “a propaganda eleitoral exercida nos termos da legislação eleitoral não poderá ser objeto de multa nem cerceada sob alegação do exercício do poder de polícia ou violação de postura municipal...”.

Transcreveu ainda o teor do §1º do mesmo dispositivo que assevera que: “o poder de polícia sobre a propaganda eleitoral será exercido pelos juízes eleitorais e pelos juízes designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.”

O juiz determinou que a prefeitura se abstenha de notificar e lavrar autos de infração referente à veiculação de propaganda eleitoral por meio de cavaletes. Estabeleceu 10 dias de prazo para a prefeita e a secretária do meio ambiente prestarem informações.

Clique aqui e confira a íntegra da decisão.
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)