Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Glomaron entrega ao TRE cartilhas das eleições limpas


O Brasil faz a melhor, mais confiável, mais rápida e mais segura eleição, sem paralelo em qualquer lugar do mundo. Mas, ao mesmo temos – e é aí que reside a grande contradição - convivemos com os piores resultados das eleições: muita corrupção, educação de baixa qualidade, péssimos serviços de saúde e segurança pública, ruas e estradas esburacadas, entre outras mazelas. O desafio da Nação é superar essas disparidades e buscar resultados compatíveis com a melhor eleição do mundo e é isso que buscamos ao idealizarmos essa cartilha que foram impressas pela parceria que a Justiça Eleitoral celebrou com a Grande loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron). Ela tem o objetivo oculto de despertar o voto consciente.

A observação é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Moreira Chagas, ao receber, na manhã desta terça-feira, 18, cinco mil exemplares da cartilha sobre eleições limpas idealizada pela TRE e impressa sob patrocínio da Glomaron. O grão-mestre, Juscelino Moraes do Amaral e vários integrantes da Grande Loja em Rondônia foram até a sede provisória do TRE, no Centro Político Administrativo, para explicar os objetivos da parceria. A cartilha, segundo definição do desembargador, objetiva tirar as dúvidas dos eleitores em relação ao pleito eleitoral deste ano, trazendo resoluções, leis, prazos e uma gama de informações sobre as eleições gerais de outubro próximo.

Coordenador da elaboração da cartilha e ouvidor-geral do TRE, o juiz eleitoral Juacy Loura Júnior enalteceu a iniciativa da Grande Loja Maçônica de Rondônia em firmar parceria com o Tribunal Regional Eleitoral para a confecção do que ele classificou como Manual do Eleitor. “Com o respeito que tem da sociedade e a capilaridade que tem em todo o estado, só vem contribuir para fazer chegar as informações contidas na cartilha nos pontos mais longínquos do estado. É um trabalho que talvez não atinja seu objetivo final nas eleições desse ano, mas certamente será melhor assimilado nas próximas eleições. Menos pelo nosso trabalho, muito mais pela contribuição da Grande Loja”, afirmou.

Acompanhado de vários veneráveis mestres e autoridades maçônicas, o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, lembrou que há vinte anos a Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira lançou proclamas em nível nacional contra o episódio chamado ‘anões do orçamento’, na década de 90. Desde então, segundo Juscelino, a CSMB vem trabalhando pela conscientização da sociedade, com palestras, editais e conferências.

Juscelino asseverou também que esse trabalho faz parte dos ensinamentos da Maçonaria, que é combater a tirania, a ignorância o preconceito e o erro. Lembrou, ainda, o grão-mestre que a Glomaron realiza há anos a Semana de Política e Cidadania, objetivando esclarecer aos maçons sobre a importância da efetiva participação consciente no processo eleitoral. “Esse trabalho envolve diretamente 42 lojas jurisdicionadas em todo o estado, com 2400 obreiros e abrange também os capítulos Demolay, os betéis das Filhas de Jó e as cunhadas, que são as esposas dos maçons. Todo esse exército está à disposição da Justiça Eleitoral, para que possamos colaborar para atingir o objetivo maior”, reiterou.

De acordo ainda com Juscelino Amaral, a reunião, que para muitos pode parecer um simples ato de formalidade, demonstra a sabedoria do Grande Arquiteto do Universo, já que dia 18 de março é o Dia Internacional do Demolay e, não por acuso, faz 700 anos que morreu Jacques Demolay – último grão-mestre dos Templários -, que foi convidado a ser incinerado por não se curvar à tirania de um governo corrupto.

“Há 700 anos, a Maçonaria combate a tirania, a corrupção e a ignorância. Por isso, reputo da maior importância estarmos aqui irmanados com a Justiça Eleitoral para buscarmos alcançar o objetivo maior que é conscientizar o eleitor e efetivar a cidadania.

O grão-mestre da Glomaron aproveitou o ensejo da reunião para convidar o presidente do TER, desembargador Moreira Chagas, para lançar a cartilha no dia 10 de abril, por ocasião do aniversário de 29 anos de instalação da Grande Loja em Rondônia. Juscelino realçou, contudo, que a Maçonaria está presente em Rondônia há quase cem anos, tendo sua primeira Loja – Fé e Confiança - instalada em 1926 na cidade de Guajará-Mirim. O desembargador aceitou, de pronto, ao convite, reafirmando que acredita que a parceria não se esgota com a impressão das cartilhas, patrocinada pela Glomaron.

Fonte: DSPD – Carlos Araújo

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por