Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Expedito reforça propostas e Confúcio foge do debate



A maior polêmica do debate entre os candidatos ao Governo na noite de quarta-feira (24), em Jaru, não teve nada a ver com as propostas discutidas, mas sim, com a ausência de um dos debatedores. Confrontado pelos adversários em todos os debates anteriores sobre a forma temerária com que vem conduzindo o Estado, o governador e candidato á reeleição, Confúcio Moura, preferiu fugir ao enfrentamento, embora coordenadores de seu comitê tivessem participado da reunião preparatória, no último dia 8, e confirmado a presença do candidato peemedebista.

O debate foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Jaru, juntamente com a sub-seção da OAB local, em parceria com quatro emissoras de rádio que fizeram a transmissão ao vivo. Com o auditório totalmente lotado, as críticas mais pesadas recaíram sobre a fuga do candidato à reeleição, não só da parte dos concorrentes, como também da plateia que se manifestou contra a ausência.
O candidato da coligação Frente Muda Rondônia, Expedito Junior, lamentou o expediente utilizado por Confúcio para fugir ao debate, até mesmo por ser seu adversário mais imediato segundo apontam as pesquisas, mas aproveitou bem a oportunidade para reforçar aspectos de seu plano de governo.

Os altos índices de violência tanto urbana quanto rural da região de Jaru e Ariquemes serviram de mote para uma detalhada explanação sobre suas propostas para a segurança pública. Expedito falou sobre seu Plano Estadual de Segurança, que prevê ‘tolerância zero’ para com a criminalidade, reforço do policiamento ostensivo, reativação do policiamento comunitário e valorização das forças policiais, entre outras.

Expedito fez uma abordagem ainda sobre o conceito do projeto de presídio-indústria, que ao contrário das críticas dos adversários, valoriza os agentes penitenciários. “A verdadeira ressocialização do preso só acontece se ele estiver trabalhando, estudando, mudando sua história de vida”, disse ele.

Educação

A elaboração de um Plano Estadual de Educação, com duração mínima de quatro anos e que contemple metas e custos é a base das propostas do candidato das mudanças para o setor educacional, “para que não continuemos a trocar de projeto a cada semestre, com alternativas baseadas em achismos”.

Saúde

Para reverter a atual situação e oferecer um serviço de qualidade que atenda às necessidades da população, Expedito pretende avançar nas questões operacionais, na descentralização dos recursos, adoção do registro de preços para evitar falta de insumos básicos e apoio efetivo aos municípios para que possa melhorar estruturar suas redes locais.

Outras áreas

Expedito valeu-se da ocasião para falar à imprensa sobre outros pontos de seu programa de Governo, como a recriação da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, a retomada de vários programas de fomento à produção que foram interrompidos pela atual administração, como a distribuição de sementes certificadas, melhoramento genético do rebanho leiteiro, mecanização agrícola e também a piscicultura, única atividade de fato incentivada atualmente.

 

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por