Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Expedito aproveita debate para reafirmar propostas


Expedito aproveita debate para reafirmar propostas - Gente de Opinião

Mais que uma exposição de ideias e propostas, apesar das tentativas de alguns de baixar o nível, o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Rondônia, promovido pela TV Allamanda(SBT) na tarde e início da noite de segunda-feira (25) serviu ao candidato da frente Muda Rondônia, Expedito Junior, como uma oportunidade para reafirmar pontos importantes de seu programa, principalmente nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, segurança e agricultura. (Vídeo AQUI - 1ª Parte).

O candidato tucano demonstrou conhecimento, preparo para governar o Estado e, sobretudo, equilíbrio, quando já no início do debate, ainda no bloco para as apresentações, o governador e candidato à reeleição tentou direcionar o embate para a baixaria. Expedito manteve a segurança e a serenidade, sendo seguido pelos demais que perceberam a tentativa de manobra e não se deixaram ser pautados. (Vídeo AQUI - 2ª Parte).

Medidas que tem sido bem recebidas e repercutidas de forma muito positiva entre os rondonienses foram reafirmadas por Expedito, como a indicação de profissional da área educacional para conduzir a pasta; a criação de uma superintendência metropolitana para ajudar a cidade de Porto Velho; o retorno do policiamento comunitário e a articulação de uma política agrícola de resgate de programas que foram abandonados pelo governo atual, como a distribuição de sementes e o incentivo à produção leiteira.

Expedito incluiu como um problema associado à segurança pública, a questão dos presidiários. Para ele, é preciso uma guinada geral, já que, da forma como são geridos, os presídios hoje são universidades do crime. Para combater o ócio, ele propôs a industrialização das unidades prisionais. “Os detentos precisam trabalhar, mente vazia é oficina do capeta”, disparou.

Além da proposta de policiamento comunitário, apoiada também pelos demais candidatos, Expedito falou ainda da necessidade de se reforçar a corporação. “À época do governador Teixeirão, quando a população era de cerca de 500 mil habitantes, tínhamos três mil policiais. Hoje, com uma população três vezes maior, o contingente policial nem sequer dobrou. Além disso, temos quase mil policiais em desvio de função”, observou.

EDUCAÇÃO

No setor educacional, além da indicação de alguém da área para conduzir a pasta, Expedito anunciou a implantação do turno integral em todas as 436 escolas da rede estadual ao longo dos quatro anos de governo e não em apenas 19 escolas, como fez a administração atual, apesar de apenas uma delas funcionar dentro das especificações conceituais de uma escola de turno integral.

TERMÓPILAS

No bloco de encerramento, durante as considerações finais, o candidato à reeleição passou por tremenda “saia justa” e acabou sendo constrangido com as próprias provocações. Em sua despedida, Confúcio se disse candidato mãos limpas, sem envolvimento em processos, numa clara provocação ao candidato tucano, que enfrentou um processo político na justiça eleitoral.

Expedito lembrou que em 30 anos de vida pública nunca teve o nome envolvido em desvios de recursos públicos, improbidade administrativa e nem nunca recebeu em sua casa a Polícia Federal, às 6h, numa referência à Operação Termópilas, que em novembro de 2011 desbaratou uma quadrilha que desviava dinheiro público do Governo de Rondônia e que teve como um dos presos Rômulo da Silva Lopes, afilhado de Confúcio, que ocupava um dos quartos do apartamento e exercia cargo de confiança no Palácio Vargas. O próprio governador foi quem recepcionou a Polícia Federal em seu apartamento, numa manhã de sexta-feira.

Ascom
 

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por