Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Confúcio vota e admite vencer eleição no 1º turno


Confúcio vota e admite vencer eleição no 1º turno - Gente de OpiniãoO candidato à reeleição a governador médico Confúcio Moura, da coligação “Rondônia no Caminho Certo” votou às 10h50 na Escola Migrantes em Ariquemes, a 203 km de Porto Velho, e admitiu em entrevista à imprensa no local que pode vencer no primeiro turno.

“Tudo é possível”, observou, ao ressaltar que a reação da militância dos partidos coligados foi surpreende e resultou na grande virada apurada na última pesquisa Ibope na qual apareceu com 43% das intenções de votos e abriu oito pontos percentuais sobre o segundo colocado. “Agora é ir para casa aguardar com muita expectativa o resultado. Não vou ficar circulando para não prejudicar o excelente trabalho da Justiça Eleitoral”.

Mas se não der, a meta é vencer no segundo turno para atender muito mais o povo de Rondônia, pois o segundo mandato nunca é o mesmo e sempre tende a ser aperfeiçoado.

Confúcio Moura falou também da coincidência histórica da realização do primeiro turno na mesma data em que os brasileiros comemoram os 26 anos da promulgação da “Constituição Cidadã”, pelo saudoso presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães (PMDB), no Congresso Nacional em 5 de outubro de 1988.

Os brasileiros lutaram muito e reconquistaram definitivamente as liberdades democráticas, acabando com o regime militar e contribuindo para a instituição de eleições livres em todos os níveis e pela garantia dos princípios de igualdade social expressos na constituição Federal. “O maior legado é a democracia plena”, disse Confúcio.

Eleitor da 25ª Zona Eleitoral, o candidato chegou à Seção 0031, acompanhado da primeira dama, médica Maria Alice Moura, e de lideranças políticas regionais e votou em um minuto.

Cumprimentou eleitores como Zilma Miranda Barbosa, que também votou no mesmo colégio, e a servidora do INSS, Mirna Pereira de Oliveira Viriato, que fez um autorretrato com o candidato e se emocionou ao falar da sua aprovação em concurso na quota de deficientes.

Depois de se despedir dos mesários e conceder entrevista aos jornalistas, Confúcio Moura acompanhou a mulher para votar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, localizada também no Setor I da cidade.

Em todos os 52 municípios por onde passou em campanha no primeiro turno, pediu votos para à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), apoiada pelo PMDB no arco da aliança em nível nacional.

Na terceira pesquisa Ibope sobre as intenções de votos para o governo, divulgada na última sexta-feira (3), Confúcio aparece com 43% da preferência dos eleitores e abriu oito pontos de diferença sobre o segundo colocado que ficou com 35% das menções.

Em 2010, o candidato venceu o primeiro turno com vantagem de 45 mil votos - 7 pontos percentuais - num cenário de 846 mil votos.

O portal do Tribunal Superior Eleitoral registra que, no segundo turno daquele ano, Confúcio Moura recebeu 58,68% dos votos válidos, contra 41,32% do então governador João Cahulla (PPS).

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por