Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Confúcio participa de abertura de Seminário Indígena


O governador Confúcio Moura candidato a reeleição pela coligação “Rondônia no Caminho Certo”, confirmou na noite de quarta-feira (3), que participará da abertura do I Seminário de Desenvolvimento Sustentável em Terras Indígenas para a Construção de uma Politica Estadual, que será realizado em Porto Velho.

Confúcio recebeu um grupo de lideres indígenas, composto pelos por Inácio Karitiano, Elivar Karitiano, Orlando Karitiano, Reinaldo Karitiano, Ivaneide Karitiano Heliton Gavião e o missionário Wilson Correia, que entregaram ao candidato um documento solicitando apoio ao desenvolvimento para as comunidades indígenas.

No documento eles solicitaram escolas, saúde, estradas e condições para produzir mantendo suas culturas sem devastar e destruir a natureza. Inácio Karitiano, falando em nome do grupo disse que “vamos apoiar o senhor e se o senhor se eleger queremos o seu apoio para resolver as questões indígenas. O senhor foi o primeiro governo que apoiou as demandas indígenas, os governos passados nunca atenderam os nossos pedidos”.

Confúcio lembrou que em sua gestão os povos indígenas sempre foram atendidos e que as 52 etnias existentes no Estado, com mais de 50 mil pessoas, continuarão recebendo apoio e assistência técnica com um projeto para fortalecer a politica indigenista em Rondônia.

O candidato Confúcio firmou o compromisso de criar uma superintendência junto a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental-Sedam com o foco para atender os interesses dos povos indígenas junto ao Estado. “Faço esse compromisso com vocês, mas vamos fazer uma coisa planejada, em que o Estado possa ajudar a inserir o índio no processo produtivo baseado no extrativismo”, afirmou Confúcio.

Ao final do encontro Confúcio disse que “se me eleger, enviarei um projeto de lei criando uma Superintendência Indígena”. A autarquia terá como objetivo prestar assistência técnica e planejamento para atender as comunidades indígenas, com estradas, escolas e equipamentos para a agricultura familiar.

O evento promovido pela Sedam, através dos da Coordenadoria dos Povos Indígenas de Rondônia (Copir), ocorrerá nos dias 11 e 12 deste mês de setembro no Rondon Palace Hotel, na capital a partir das 8h30.

A realização do seminário pela Copir virá atender as demandas das populações silvícolas que desejam participar das discussões, elaborações e incentivo as politicas públicas voltadas para os povos que vivem e exploram as riquezas da floresta, preservando o meio-ambiente.

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por