Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

CONFÚCIO DEFENDE MAIOR INTERCÂMBIO DO ESTADO COM A UNIR


O governador Confúcio Moura (PMDB) candidato a reeleição pela coligação “Rondônia no Caminho Certo” ao participar do debate promovido pelos acadêmicos do Diretório Central de Estudantes da Unir afirmou que a Universidade Federal de Rondônia (Unir), com os Campus Avançados em vários municípios do interior do Estado já é um modelo bem sucedido de produção de conhecimento e pesquisa científicos na Amazônia brasileira.

Os níveis de desenvolvimento alcançados pelo Estado não estariam nos mesmos patamares, sem a contribuição efetiva da instituição, primeiro na formação profissional e abertura de novos nichos de mercado, e depois na contrapartida de uma parceira que nenhum governante pode deixar de defender que a expansão de parcerias nas áreas da produção do conhecimento e das pesquisas.

Nas áreas da educação e cultura, o candidato disse que um dos compromissos para um segundo mandato abertura de concurso público para bibliotecário e arquivista e a centralização das competências dos dois setores na nova Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, desmembradas após a reestruturação administração para reduzir gastos no final de 2013.

Pelas regras do debate e no sorteio Confúcio Moura abriu o evento, elogiando a iniciativa dos universitários que promoveram o encontro para ouvir as propostas dos candidatos ao governo do Estado frisando que “os acadêmicos são verdadeiros formadores de opinião pública”.

O candidato Confúcio apresentou um rápido perfil de sua carreira profissional e política no Estado, mostrando seus planos de governo para o futuro sem no entrar em confronto com ideias e propostas dos outros candidatos.

Lembrou que Rondônia esta em 1º lugar na região Norte e 8º no ranking nacional, no ensino médio e fundamental. Criticou as ações de vândalos que depredam estabelecimentos de ensino, e que continuará aperfeiçoando e modernizando o sistema de vigilância eletrônica nas escolas.   

A economia de Rondônia cresce 5% ao ano enquanto o restante do Brasil, não passa de 2%. “Estamos vivenciando um estado em transformações, mas ainda temos muito ou que fazer para consolidar este desenvolvimento, nas áreas urbanas e rurais, melhorando a saúde, educação e segurança”, afirmou.  

Ao finalizar Confúcio Moura assegurou que levanta todos os dias às 4 horas para despachar e que não se governa um Estado como Rondônia com promessas e passes de mágicas, e que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer será reativada, devido a sua importância para dar sustentação aos segmentos.

Para a estudante de Ciências Sociais, Taís Leite, uma das organizadoras do evento que reuniu uma plateia com mais de 300 ouvintes entre acadêmicos e convidados, foi importante conhecer as propostas de cada candidato.   

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por