Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Confúcio debate saúde, educação, lojas franca e participa de carreata


O candidato da coligação “Rondônia no Rumo Certo”, Confúcio Moura, que concorre à reeleição, iniciou a semana de campanha em Guajará-Mirim. Confúcio participou de carreata e logo após foi entrevistado no programa “Audiência Pública”, ao vivo, das 10h às 11h, pelo radialista Ray Lavareda, da Rádio CBN Guajará-Mirim.

A carreata com mais de 100 carros e aproximadamente 30 motocicletas teve início no aeroporto local, logo após o desembarque do candidato Confúcio. A longa fila de veículos percorreu bairros e área central de Pérola do Mamoré, onde Confúcio e lideranças do município e da região foram saudados por moradores, comerciantes e profissionais liberais, que acenavam para o candidato.

Ao assuntos mais questionados por ouvintes foram educação, saúde, economia e segurança estadual e das fronteiras. O candidato Confúcio foi objetivo em suas respostas, todas com começo meio e fim. “Não sou político de fazer promessas, mas sim de cumprir compromissos”, alertou.

A saúde foi um dos graves problemas que Confúcio encontrou, quando assumiu o comando do Estado do antecessor, que esteve governador em dois mandatos seguidos. “Não conseguimos chegar onde queríamos, mas subimos degraus importantes. Hoje o ideal ainda está distante, mas é necessário muito tempo, dedicação e trabalho”, disse.

Em Guajará está em fase final a construção do Hospital Regional. O Hospital Municipal tem ajuda do Estado, que paga servidores. Ele também foi reformado e ampliado o número de leitos.

Segundo Confúcio, construir um hospital, equipá-lo e colocar para funcionar sempre é possível porque há recursos municipais, estaduais e federais, mas o grande problema é manter os corpos médico, de enfermagem e o administrativo. “É uma despesa sem fim e que exige planejamento e recursos”, explica.

Sobre a educação Confúcio disse que Rondônia é o primeiro do Norte do País. São dados do IDEB - Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico -  da última semana e no ranking nacional o Estado está entre os dez primeiros. A exemplo de saúde, disse o candidato Confúcio, a educação exige investimentos elevados e permanentes.

Ao responder pergunta de ouvinte sobre a faculdade estadual foi bastante incisivo. “Não temos condições de manter uma Universidade Estadual. Prefiro investir no ensino médio, que é o caminho para o futuro”, afirmou.

O índice de repetência no estado, que era de 25% baixou para 11%. Ainda é elevado, mas o empenho é enorme para reduzir cada vez mais a permanência na escola de alunos do ensino médio.

Rondônia tem hoje 20 escolas de tempo integral. É pouco reconheceu o candidato Confúcio, mas o Estado tem mais de 30 anos e antes nada foi feito. Foi dado o pontapé inicial e queremos continuar a luta, pois o ensino integral tira o jovem e o adolescente da violência, da criminalidade, da rua.

As Lojas Franca é o futuro da economia forte de Guajará-Mirim. Rondônia foi o primeiro dos 26 Estados e Distrito Federal a conseguir liberação das Lojas Francas. A lei está sendo regulamentada e certamente Guajará terá uma enorme injeção no turismo, porque as compras poderão ser efetuadas com até 80% de isenção de impostos.

O candidato Confúcio falou também sobre incentivo ao peixe, que passou de uma produção de 10 a 12 mil toneladas/ano para 80 mil toneladas/ano, da telefonia celular e internet que está chegando a Guajará-Mirim via fibra ótica; da pavimentação da ligação Guajará a Ariquemes atraindo turistas das regiões da Produção, Central e Vale do Guaporé; da segurança eletrônica nas escolas, que custa bem menos e é mais eficiente; da democratização das escolas, onde a escolha dos diretores não foi imposta, mas através de eleição direta;, segurança na fronteira, pavimentação urbana e rural.            
 

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por