Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Confúcio assina compromisso com a ética na política e destaca ações de saúde em ato da OAB


O candidato à reeleição ao governo estadual pela Coligação Rondônia no Caminho Certo, o médico Confúcio Moura foi presença de destaque no evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), que aconteceu na noite de terça-feira (26) no auditório da entidade, em Porto Velho, onde participou dos debates e assinou o termo de compromisso com a sociedade pela ética na política.

Com o tema a Ética na Política, o evento foi dividido em três partes. Na primeira, o candidato Confúcio Moura teve dez minutos para falar sobre as ações e obras realizadas em sua administração, como o desenvolvimento econômico de Rondônia e o crescimento anual de 7%, investimentos nas áreas da educação, saúde, segurança, infraestrutura, e em outros setores.Confúcio assina compromisso com a ética na política e destaca ações de saúde em ato da OAB - Gente de Opinião

Confúcio afirmou que sempre pontuou seu trabalho pela ética e transparência em todas as campanhas disputadas para exercer três mandatos de deputado federal, dois de prefeito de Ariquemes e um de governador de Rondônia, que se encerra dia 31 dezembro de 2014.

Seguindo as regras previamente estabelecidas e conforme sorteio na abertura do evento, o candidato Confúcio apresentou várias ações do plano de governo para os próximos quatro anos de mandato com destaque para as áreas de infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento sustentável.

Avanços na área da saúde como a implantação do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd) para tratar pacientes crônicos em casa com apoio da família e das equipes multifuncionais, abrindo novas vagas nas unidades de internação, e Serviço Ambulatorial Médico foram exemplos citados pelo candidato.

Na Jatuarana (Zona Sul da capital), segundo Confúcio Moura foi montada a unidade de saúde Geraldo Siqueira, que disponibiliza a assistência médica intensiva à população, uma unidade moderna com 35 leitos e quedá suporte às outras 12 UTIs disponíveis no Pronto Socorro João Paulo II.

O Hospital de Base onde havia cerca de 180 leitos e apenas dois centros cirúrgicos hoje funciona com o total de 12 centros cirúrgicos e com capacidade 600 leitos para internação. "O João Paulo e o Hospital de Base contam com atendimento de tomografia, e até transplante de rim é realizado no HB", disse Moura.

O Hospital de Câncer de Barretos unidade de Porto Velho também foi citado pelo candidato Confúcio como uma das ações do governo de Rondônia voltadas à saúde. A unidade local já atende mais de 140 pacientes por dia, uma média de 40 pessoas entre os três turnos do hospital. A expectativa é que este número cresça até o final deste mês, atingindo a capacidade máxima de dois mil atendimentos ambulatoriais por mês.

Ainda por meio de sorteio, coube ao candidato da Coligação "Rondônia no Caminho Certo", o tempo estabelecido de cinco minutos para responder sobre infraestrutura. O representante do CREA/RO perguntou como o candidato, caso seja reeleito, vai resolver a questão do saneamento básico.

Confúcio garantiu que a meta é priorizar investimentos num segundo mandato para avançar mais nesse setor e até julho de 2015, dotar Porto Velho de 100% de saneamento básico, água e rede de esgotos. Neste segmento, afirmou o candidato, o governo estadual está investindo milhões de reais. O governador também afirmou que Ji-Paraná, dentre outros municípios, até o final do próximo ano, também vão contar com esses benefícios.

Ainda sobre infraestrutura, Confúcio ressaltou a realização de mais 700 quilômetros de asfalto em todo o estado e também o compromisso de ligar o município de Ministro Mário Andreazza à cidade de Rondolândia, no Mato Grosso. “O tempo é curto e, portanto não posso me estender neste assunto, mas temos muitas obras para apresentar e projetos encaminhados”, disse.

Em suas considerações finais, Confúcio agradeceu a oportunidade e disse que os compromissos com a população, neste primeiro mandato foram ou estão sendo cumpridos. Disse ainda que é um politico preparado, com experiência para mais quatro anos de mandato e é candidato ficha limpa.

Sempre positivista em suas declarações, Confúcio em resposta a comentários de outros candidatos, argumentou que "àqueles que alegam não enxergar mudanças ocorridas em Rondônia na minha gestão, não passam de mentirosos e hipócritas. Questionam até os investimentos do governo federal no Estado. Não importa de onde o dinheiro vem, mas sim, que eu fui buscar estes investimentos para Rondônia. Na verdade o dinheiro pertence ao povo", desabafou.

No ponto de vista do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, atos como este servem para ratificar o compromisso da entidade em favor da sociedade ao estimular campanhas limpas permeadas por condutas éticas, transparentes e responsáveis.

O candidato a vice-governador, o sindicalista e professor Daniel Pereira, partidários e representantes do Tribunal Regional Eleitoral, Mistério Público (Federal e Estadual), Cremero, Unir; CREA, dentre outros também prestigiaram o ato cívico.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por