Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Ceará: não há demora na transmissão de dados


Katiana Rabêlo, Enviada Especial Radiojornalismo/EBC

O novo governador do Ceará deve ser conhecido até as 20h deste domingo, segundo previsão do secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jonas Luz. “Cerca de 17h30, no máximo 18h, vamos começar a divulgar a votação parcial para governo do estado. A apuração total, a gente espera que já tenha terminado no máximo às 23h, horário local”, antecipa Luz.

No primeiro turno, houve demora na transmissão de dados do município de Ipaporanga, a 287 quilômetros de Fortaleza. Mas o TRE garante que, desta vez, foram tomadas medidas para agilizar o envio das urnas de Ipaporanga para o local de transferência de dados após o fim da votação.

Duzentas e trinta e seis urnas eletrônicas tiveram problema no estado do Ceará até as 15h, horário local. Cento e cinquenta e quatro foram substituídas.

Houve também quinze ocorrências com urnas do sistema biométrico, que é utilizado em oito municípios cearenses. Doze delas foram substituídas nas cidades de Aquiraz, Crateús, Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Ceará, Jonas Luz, avalia que a biometria causou menos filas no segundo turno, se comparada à votação do dia 5 de outubro. “Os mesários foram orientados quanto à identificação dos eleitores: há notícias de que tudo está transcorrendo melhor do que no primeiro turno. A gente acredita que, com medidas futuras, os problemas vão ser sanados”, defende o servidor.

Na zona eleitoral número 115, na capital Fortaleza, dez seções ficaram sem energia elétrica nesta manhã. As urnas foram trocadas de prédio e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, não houve transtornos para os eleitores.

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por