Quarta-feira, 31 de agosto de 2011 - 19h01

O Dia do Professor de Educação Física transcorrido nesta quina – feira, 1º de setembro, foi celebrado pela Câmara Municipal de Porto Velho na tarde da terça – feira, com uma audiência pública solicitada pela vereadora Mariana Carvalho (PSDB).
Durante a solenidade, profissionais da área foram homenageados com Moção de Aplausos e receberam o apoio dos parlamentares na busca de medidas para a valorização da profissão.
Primeira oradora da sessão especial, Mariana Carvalho justificou a sua iniciativa em convocar o evento. “Precisamos valorizar mais a educação física no currículo escolar, pois os investimentos na área esportiva no nosso município são vergonhosos”, declarou a tucana.
Antes de se pronunciar, ela fez questão de ler o Artigo 217 da Constituição Federal no qual fica claro o dever do Estado em fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada cidadão.
“Espero que todas as propostas apresentadas neste plenário sejam cumpridas e não fiquem apenas no papel”, discursou Mariana Carvalho, que aproveitou o ensejo para criticar a suspensão dos Jogos Escolas de Rondônia ( Joer ) neste ano.

O presidente da Casa, Eduardo Rodrigues (PV), garantiu que todas as decisões tomadas durante a audiência pública iriam ter encaminhamento. “Vamos lutar para transformar em realidade todas as propostas”, garantiu o parlamentar, anunciando que o resultado das discussões originaria num documento.
Entre os apelos da categoria que a Câmara Municipal já se prontificou a buscar soluções, está o caso de professores de educação física lotados na Secretaria de Educação do Município que estão cedidos para Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Como esses profissionais estão longe da sala de aula, acabam perdendo algumas vantagens como, por exemplo, gratificação de incentivo ao magistério e pelo acompanhamento a crianças com necessidades especiais.
Para o professor Cleverson Cunha Pedraza, que está nessa situação, não tem sentido essas perdas salariais porque mesmo sem está atuando dentro da escola, o educador dessa área atende todos os públicos e transmitem os seus conhecimentos da mesma forma. “Estou atuando no Projeto Tenda do Esporte no Parque da Cidade e atendo desde criança a idoso”, observou ele.
A vereadora Ellis Regina (PC do B), cuja atuação profissional se destaca pela sua luta em defesa de benefícios para várias categorias profissionais prometeu mobilizar os demais pares para resolver essa questão, um dos resultados concretos da audiência pública que contou com professores, estudantes da rede municipal, acadêmicos e o secretário de Esporte e Lazer do Município Klebson Lavor e Silva.
Fonte: João Albuquerque
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026
O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta pais e estudantes que perderam o prazo da Chamada Escolar Pública

Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)