Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Vereadores homenageiam profissionais de Educação Física


Vereadores homenageiam profissionais de Educação Física - Gente de Opinião

O Dia do Professor de Educação Física transcorrido nesta quina – feira, 1º de setembro, foi celebrado pela Câmara Municipal de Porto Velho na tarde da terça – feira, com uma audiência pública solicitada pela vereadora Mariana Carvalho (PSDB).

Durante a solenidade, profissionais da área foram homenageados com Moção de Aplausos e receberam o apoio dos parlamentares na busca de medidas para a valorização da profissão.

Primeira oradora da sessão especial, Mariana Carvalho justificou a sua iniciativa em convocar o evento. “Precisamos valorizar mais a educação física no currículo escolar, pois os investimentos na área esportiva no nosso município são vergonhosos”, declarou a tucana.

Antes de se pronunciar, ela fez questão de ler o Artigo 217 da Constituição Federal no qual fica claro o dever do Estado em fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada cidadão.

“Espero que todas as propostas apresentadas neste plenário sejam cumpridas e não fiquem apenas no papel”, discursou Mariana Carvalho, que aproveitou o ensejo para criticar a suspensão dos Jogos Escolas de Rondônia ( Joer ) neste ano.


Vereadores homenageiam profissionais de Educação Física - Gente de Opinião

O presidente da Casa, Eduardo Rodrigues (PV), garantiu que todas as decisões tomadas durante a audiência pública iriam ter encaminhamento. “Vamos lutar para transformar em realidade todas as propostas”, garantiu o parlamentar, anunciando que o resultado das discussões originaria num documento.

Entre os apelos da categoria que a Câmara Municipal já se prontificou a buscar soluções, está o caso de professores de educação física lotados na Secretaria de Educação do Município que estão cedidos para Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Como esses profissionais estão longe da sala de aula, acabam perdendo algumas vantagens como, por exemplo, gratificação de incentivo ao magistério e pelo acompanhamento a crianças com necessidades especiais.

Para o professor Cleverson Cunha Pedraza, que está nessa situação, não tem sentido essas perdas salariais porque mesmo sem está atuando dentro da escola, o educador dessa área atende todos os públicos e transmitem os seus conhecimentos da mesma forma. “Estou atuando no Projeto Tenda do Esporte no Parque da Cidade e atendo desde criança a idoso”, observou ele.

A vereadora Ellis Regina (PC do B), cuja atuação profissional se destaca pela sua luta em defesa de benefícios para várias categorias profissionais prometeu mobilizar os demais pares para resolver essa questão, um dos resultados concretos da audiência pública que contou com professores, estudantes da rede municipal, acadêmicos e o secretário de Esporte e Lazer do Município Klebson Lavor e Silva.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)