Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Vá em paz amigo e companheiro Pedrinho


Perdemos o professor mestre Pedro Vicente Lourensatto, carinhosamente conhecido por todos como Pedrinho, faleceu ontem (12/1/2013) às 23h no hospital da Unimed em Porto Velho-RO. Ele foi acometido por esclerose (uma doença degenerativa), estava em Arapongas -PR, com a sua família, esposa e suas duas filhas de sua mãe. Desejou vir para Porto Velho, chegou nessa sexta-feira, 13/1, sendo recebido pelo amigo advogado Ernandes Segismundo e a Luciana (esposa de Ernandes) e ex-aluna, veio de UTI no ar. Infelizmente não pude ver o amigo pois faleceu nesse sábado.

Conheci o Pedrinho em 1979 em Santa Maria-RS onde estudava no Seminário Maior “Colégio Máximo Palotino”, por ocasião de um Congresso Internacional dos padres e irmãs Palotinos. Ele era seminarista palotino em Curitiba-PR.

Quando cheguei em Rondônia em1983, fui trabalhar como professor no Colégio Carmela Dutra e lá tive o prazer de encontrá-lo ministrando aula de filosofia, dai para frente enraizamos mais a nossa amizade. Com muita experiência educacional, na área de filosofia e ética, foi trabalhar na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Departamento de Sociologia e Filosofia como professor colaborador onde eu já havia ingressado em 1987. Com a criação do Departamento de Filosofia ele permaneceu nesse departamento e eu no departamento de Ciências Sociais.

O professor Pedrinho além de professor do Estado, trabalhou em várias instituições particulares, como Colégio Maria Auxiliadora, FARO e ultimamente ainda em condições físicas estava trabalhando na Faculdade Católica, em Porto Velho, na qual ajudou a fundar.

Na colação de grau da primeira turma de filosofia da Faculdade Católica fui homenageado, mas fiz questão de repassar essa homenagem ao colega Pedrinho, que na ocasião já se encontrava doente. Na ocasião, Dom Moacyr Grech fez uma oração que foi acompanhada por todos.

Um outro orgulho - era filiado ao PSOL -, na segunda vinda da Heloisa Helena em Porto Velho, ele gentilmente se dispôs se o seu motorista.

Vá em paz, amigo e companheiro. Você é daqueles poucos que Deus na sua misericórdia cria. Você será sempre um exemplo de ética e de amizade.

Adilson Siqueira de Andrade

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)