Segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 - 11h16
Yara Aquino
Agência Brasil
Brasília – Na primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 54 das 59 universidades federais do país abriram vagas pelo programa. No ano passado, foram 43 as instittuições que aderiram ao Sisu. Houve, também, a expansão de 32,5% no número de vagas, que passou de 129.319 em 2013 para 171.401 este ano.
As regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior volume das 171.401 mil vagas do Sisu, que teve as inscrições abertas hoje (6). No Nordeste, estão 39,6% das vagas do Sisu; no Sudeste, 28,1%; no Sul, 13%; no Centro-Oeste, 12,6%; e no Norte, 6,7%.
Neste ano, o Sisu teve a adesão de um total de 115 instituições públicas de educação superior. Na primeira edição de 2013 foram 101 adesões. Além das 54 universidades federais, também há vagas para o Sisu em 20 universidades estaduais, 40 institutos federais e uma faculdade federal.
Houve, também, a expansão de 26% na oferta de cursos. Para 2014, são 4.723 cursos, frente a 3.752 no ano passado. Pedagogia, administração e matemática são os cursos com mais vagas oferecidas no Sisu. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou o crescimento na oferta de vagas nos cursos de medicina. “Tivemos forte crescimento da vagas para medicina, passando de 1.830 no ano passado, para 2.925. Isso representa uma expansão de 59,8%”, disse.
As universidades com maior número de vagas disponíveis para o Sisu são a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os estados com maior oferta de vagas são Minas Gerais, o Rio de Janeiro e a Bahia.
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) recebe, até a próxima quarta-feira, 24/12, a exposição de pinturas em tela produzidas por cr

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)