Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Universidade Federal de Rondônia obtém nota 3 em avaliação geral do MEC



A Fundação Universidade Federal de Rondônia obteve nota 3 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) que avalia as instituições de educação superior, numa escala que vai de 1 a 5. A avaliação dos cursos e das instituições foi divulgada no dia 19, pelo então ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Chico Soares. De acordo com o INEP, órgão responsável por calcular os indicadores de qualidade, os níveis iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória, tanto para cursos quanto para instituições.

O IGC é construído com base na média ponderada das notas de todos os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

A reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho comemorou os resultados obtidos pela instituição. “Estamos conseguindo fechar o ano com resultados bastante positivos e isso me deixa muito feliz porque significa que estamos retomando a governabilidade da nossa universidade e acertando os rumos da instituição”.

A reitora relembrou ainda as principais conquistas obtidas pela UNIR em 2014, como a realização da Autoavaliação Institucional; a elaboração e aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 (PDI), e o consequente recredenciamento da Universidade; e o progresso dos conselhos universitários que estão todos constituídos e atuantes.

Além do IGC das instituições, o INEP digulgou também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base na avaliação de desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura da instituição e organização didático-pedagógica, e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que compõe o CPC.

Licenciatura em História - campus Porto velho

O curso de licenciatura em História do campus de Porto Velho da UNIR obteve nota final 3 no Conceito Preliminar do Curso (CPC), durante a última visita de avaliação in loco realizada pelo MEC, nos dias 11 e 12 de dezembro, referente ao processo de renovação de reconhecimento do curso.

A renovação de reconhecimento é realizada de acordo com o ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), calculando-se, a cada três anos, o CPC, que vai de 1 a 5. O CPC é o conceito resultante da avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, dados do Censo da Educação Superior e demais insumos. Cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem.

O curso de licenciatura em História, que já havia obtido o conceito 3 em avaliação de renovação de reconhecimento, durante visita ocorrida em agosto deste ano, manteve o bom desempenho na avaliação do Inep. Esse resultado só foi possível devido ao comprometimento da atual gestão de tomar as providências necessárias para regularizar a situação do curso junto ao MEC, após ele ter recebido o conceito 2 no CPC, no ano de 2011.

*Com informações do INEP

Fonte: UNIR


 

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam