Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 - 15h27
A Fundação Universidade Federal de Rondônia obteve nota 3 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) que avalia as instituições de educação superior, numa escala que vai de 1 a 5. A avaliação dos cursos e das instituições foi divulgada no dia 19, pelo então ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Chico Soares. De acordo com o INEP, órgão responsável por calcular os indicadores de qualidade, os níveis iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória, tanto para cursos quanto para instituições.
O IGC é construído com base na média ponderada das notas de todos os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.
A reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho comemorou os resultados obtidos pela instituição. “Estamos conseguindo fechar o ano com resultados bastante positivos e isso me deixa muito feliz porque significa que estamos retomando a governabilidade da nossa universidade e acertando os rumos da instituição”.
A reitora relembrou ainda as principais conquistas obtidas pela UNIR em 2014, como a realização da Autoavaliação Institucional; a elaboração e aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 (PDI), e o consequente recredenciamento da Universidade; e o progresso dos conselhos universitários que estão todos constituídos e atuantes.
Além do IGC das instituições, o INEP digulgou também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base na avaliação de desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura da instituição e organização didático-pedagógica, e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que compõe o CPC.
Licenciatura em História - campus Porto velho
O curso de licenciatura em História do campus de Porto Velho da UNIR obteve nota final 3 no Conceito Preliminar do Curso (CPC), durante a última visita de avaliação in loco realizada pelo MEC, nos dias 11 e 12 de dezembro, referente ao processo de renovação de reconhecimento do curso.
A renovação de reconhecimento é realizada de acordo com o ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), calculando-se, a cada três anos, o CPC, que vai de 1 a 5. O CPC é o conceito resultante da avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, dados do Censo da Educação Superior e demais insumos. Cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem.
O curso de licenciatura em História, que já havia obtido o conceito 3 em avaliação de renovação de reconhecimento, durante visita ocorrida em agosto deste ano, manteve o bom desempenho na avaliação do Inep. Esse resultado só foi possível devido ao comprometimento da atual gestão de tomar as providências necessárias para regularizar a situação do curso junto ao MEC, após ele ter recebido o conceito 2 no CPC, no ano de 2011.
*Com informações do INEP
Fonte: UNIR
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do

Cerimônia do Prêmio Educador Transformador ocorrerá em Ariquemes
A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador terá sua cerimônia de premiação realizada no dia 12 de fevereiro, às 19 horas, no CEI - Centro de Empre
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)