Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Unir: Selo OAB Recomenda eleva conceito do curso de Direito


A conquista pela segunda vez do selo ‘OAB Recomenda’ concedido pelo Conselho Federal e pela Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil coloca o curso de Direito do Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Cacoal no patamar das melhores faculdades do país. Essa foi a tônica das entrelinhas de todoGente de Opiniãos os discursos proferidos durante a solenidade de entrega simbólica do selo aos diretores, professores e acadêmicos da Unir Cacoal, na última sexta-feira, dia 4. O primeiro Selo OAB Recomenda foi conquistado em 2007.

“Receber o Selo pela segunda vez significa o coroamento de todo um trabalho de equipe - discussão de base pedagógica do curso, a dedicação dos professores e alunos com o apoio da direção do campus. Também é importante citar a parceria com os fóruns das comarcas, onde os alunos têm a oportunidade de fazer estágio, os órgãos externos auxiliam muito na continuidade do ensino além da sala de aula”, acentuou o chefe de departamento do curso de Direito no Campus, Silvério dos Santos Oliveira.

Ao discursar, o presidente da Seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, fez uma veemente defesa do exame de ordem, como instrumento aferidor da qualidade do ensino jurídico no país. Hélio apresentou número dos aprovados no exame e demonstrou a importância do exame que é adotado por mais de 15 países, como forma de conferir se o bacharel em Direito está realmente habilitado a fazer a defesa do cidadão, de seu patrimônio e de sua liberdade, “bens de valores intangíveis, cuja defesa não podem se confiada e pessoas que não estejam devidamente qualificadas”.

Algumas características de funcionamento do curso de Direito no Campus da Unir em Cacoal concorrem para tornar ainda mais importante a obtenção do selo da OAB.

Implantado em 1995, o curso de Direito da Unir Cacoal forma em média 40 novos bacharéis a cada ano. Ao todo já foram 14 turmas, e mais uma se formará no fim do ano e um total de aproximadamente 550 profissionais já se formaram desde o início do curso.

Dos 13 professores que atuam no curso, 10 são mestres e a maioria trabalha em regime de dedicação integral ao desenvolvimento das aulas e atividades extra-sala. “É importante destacar a disponibilidade dos professores para se dedicarem à docência, o que não é muito comum na profissão”, realça a diretora do Campus, professora doutora Eleonice Dal Magro.

Fato comum no meio estudantil universitário é ouvir que as disciplinas aplicadas nas federais são mais puxadas e mais rígidas que o sistema adotado pelas faculdades particulares, a Unir Cacoal coleciona outro dado que concorre para torná-la ainda mais um diferencial em relação às outras instituições de ensino: pelo menos metade de seus alunos (sobretudo no Curso de Direito) é de outros municípios do entorno de Cacoal e de outros mais distantes. Alguns grupos de acadêmicos viajam mais de 200 quilômetros de ônibus todo dia para chegar à universidade.

Silvério do Santos acrescenta que mais de 50% dos acadêmicos moram em municípios vizinhos como Ji-Paraná (105 quilômetros de Cacoal), Alta Floresta (cerca de 130 quilômetros), Santa Luzia (cerca de 100 quilômetros), Rolim de Moura (80 quilômetros), Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Presidente Médici, Espigão do Oeste.

Fonte: Carlos Araújo
 

Mais Sobre Educação

UNIR divulga concurso público com 24 vagas para professor do magistério superior

UNIR divulga concurso público com 24 vagas para professor do magistério superior

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital Edital nº 01/GR/UNIR/2019 de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor

O primeiro doutor em Geografia da Região Norte será formado pela UNIR

O primeiro doutor em Geografia da Região Norte será formado pela UNIR

No dia 22 de março de 2019 (sexta-feira) às 8h, no Auditório Milton Santos/CEGEA/UNIR, Bloco 1T, do Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, o Pro

Senai e Ceron oferecem cursos de qualificação profissional para a população de Rondônia

Senai e Ceron oferecem cursos de qualificação profissional para a população de Rondônia

Além da abertura de novas vagas para os cursos e da melhoria dos laboratórios para as aulas, a Ceron vai apoiar os técnicos e eletricistas formados

Laerte Gomes se reúne com secretário de Educação e anuncia indicação do plano de segurança nas escolas públicas

Laerte Gomes se reúne com secretário de Educação e anuncia indicação do plano de segurança nas escolas públicas

Parlamentar informou que indicará ao Governo implantação de Plano Estratégico de Segurança nas escolas públicas do EstadoO presidente da Assembleia