Quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 11h15
O Ministério da Saúde, sob a coordenação geral do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), em parceria com o Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DEF/UNIR), desenvolverá, em Rondônia, o projeto “Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescente” (ERICA), no período de agosto a outubro de 2014. Serão avaliados 1.440 alunos de 24 escolas da rede municipal, estadual e privada de Porto Velho.
Em Rondônia, o projeto será coordenado pelos professores: mestre Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, doutor Célio José Borges e doutora Angeliete Garcez Militão, do DEF/UNIR. Para compor a equipe de Rondônia, serão selecionados oito supervisores (profissionais com formação preferencial na área da saúde: enfermeiros, médicos, profissionais de Educação Física, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e biólogos), sendo quatro deles supervisores de campo, responsáveis pelo acompanhamento da coleta de dados e transferência desses dados para o sistema computacional, e os outros quatro, supervisores de escolas, responsáveis pelo contato com a direção das escolas e sensibilização dos alunos.
As inscrições para participar do projeto podem ser feitas de 11 de junho a 11 de julho de 2014, conforme Edital de seleção divulgado nesta quarta-feira (11) e disponível no site da UNIR (www.unir.br). Para se inscrever, o candidato deve enviar o currículo lattes (no formato PDF) e o formulário de inscrição (em anexo) preenchido para o e-mailprojetoerica.unir@gmail.com. No assunto do e-mail deve constar "SELEÇÃO SUPERVISOR ERICA”.
A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: avaliação do currículo lattes, entrevista e avaliação do candidato no treinamento para o trabalho de campo. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.
PROJETO ERICA
O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais.
Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos como, por exemplo, peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversos outros estudos no futuro.
Mais informações podem ser obtidas na página do projeto ERICA (www.erica.ufrj.br) e no site da UNIR (www.unir.br).
*Com informações do projeto ERICA / Fonte: UNIR
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)