Quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 11h15
O Ministério da Saúde, sob a coordenação geral do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), em parceria com o Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DEF/UNIR), desenvolverá, em Rondônia, o projeto “Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescente” (ERICA), no período de agosto a outubro de 2014. Serão avaliados 1.440 alunos de 24 escolas da rede municipal, estadual e privada de Porto Velho.
Em Rondônia, o projeto será coordenado pelos professores: mestre Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, doutor Célio José Borges e doutora Angeliete Garcez Militão, do DEF/UNIR. Para compor a equipe de Rondônia, serão selecionados oito supervisores (profissionais com formação preferencial na área da saúde: enfermeiros, médicos, profissionais de Educação Física, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e biólogos), sendo quatro deles supervisores de campo, responsáveis pelo acompanhamento da coleta de dados e transferência desses dados para o sistema computacional, e os outros quatro, supervisores de escolas, responsáveis pelo contato com a direção das escolas e sensibilização dos alunos.
As inscrições para participar do projeto podem ser feitas de 11 de junho a 11 de julho de 2014, conforme Edital de seleção divulgado nesta quarta-feira (11) e disponível no site da UNIR (www.unir.br). Para se inscrever, o candidato deve enviar o currículo lattes (no formato PDF) e o formulário de inscrição (em anexo) preenchido para o e-mailprojetoerica.unir@gmail.com. No assunto do e-mail deve constar "SELEÇÃO SUPERVISOR ERICA”.
A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: avaliação do currículo lattes, entrevista e avaliação do candidato no treinamento para o trabalho de campo. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.
PROJETO ERICA
O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais.
Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos como, por exemplo, peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversos outros estudos no futuro.
Mais informações podem ser obtidas na página do projeto ERICA (www.erica.ufrj.br) e no site da UNIR (www.unir.br).
*Com informações do projeto ERICA / Fonte: UNIR
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)