Porto Velho (RO) terça-feira, 30 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

UNIR seleciona bolsistas para supervisão em Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, em Porto Velho


 O Ministério da Saúde, sob a coordenação geral do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), em parceria com o Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DEF/UNIR), desenvolverá, em Rondônia, o projeto “Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescente” (ERICA), no período de agosto a outubro de 2014. Serão avaliados 1.440 alunos de 24 escolas da rede municipal, estadual e privada de Porto Velho.

Em Rondônia, o projeto será coordenado pelos professores: mestre Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, doutor Célio José Borges e doutora Angeliete Garcez Militão, do DEF/UNIR. Para compor a equipe de Rondônia, serão selecionados oito supervisores (profissionais com formação preferencial na área da saúde: enfermeiros, médicos, profissionais de Educação Física, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e biólogos), sendo quatro deles supervisores de campo, responsáveis pelo acompanhamento da coleta de dados e transferência desses dados para o sistema computacional, e os outros quatro, supervisores de escolas, responsáveis pelo contato com a direção das escolas e sensibilização dos alunos.

As inscrições para participar do projeto podem ser feitas de 11 de junho a 11 de julho de 2014, conforme Edital de seleção divulgado nesta quarta-feira (11) e disponível no site da UNIR (www.unir.br). Para se inscrever, o candidato deve enviar o currículo lattes (no formato PDF) e o formulário de inscrição (em anexo) preenchido para o [email protected] No assunto do e-mail deve constar "SELEÇÃO SUPERVISOR ERICA”.

A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: avaliação do currículo lattes, entrevista e avaliação do candidato no treinamento para o trabalho de campo. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.

PROJETO ERICA

O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais.

Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos como, por exemplo, peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversos outros estudos no futuro.

Mais informações podem ser obtidas na página do projeto ERICA (www.erica.ufrj.br) e no site da UNIR (www.unir.br).

*Com informações do projeto ERICA / Fonte: UNIR

Mais Sobre Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p