Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Unir realizará Seminário pela Alfabetização na Idade Certa



Acontece entre os dias 30 de março a 1° de abril o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). O evento acontece no Teatro Guaporé, sala anexa ao Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.
No primeiro dia de seminário serão apresentados debates e mesas redondas sobre: Registros sobre os dois anos do PNAIC no Cone Sul de Rondônia; A formação em alfabetização matemática no polo de Vilhena: uma retrospectiva; e O ensino da matemática para a diversidade humana.

Na terça-feira, 31, serão abordados os temas: Matematização na perspectiva da Educação Matemática Realista; Língua, sujeito e aprendizagem: uma breve reflexão; e Literatura e Matemática: diálogos possíveis.

No último dia do evento serão debatidas A necessária articulação entre aprendizagem de língua materna e entendimento dos conceitos matemáticos em espaços pluriculturais; e Brincadeiras, jogos e educação matemática: o encontro entre o desejável e o necessário.

Haverá apresentação de banners virtuais sobre experiências exitosas nos três dias de evento. No terceiro dia acontecerá o lançamento de livros sobre as experiências realizadas em 2013 por meio do PNAIC.

O PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A Unir assumiu a atribuição de instituição formadora, participando da gestão do PNAIC.

Fonte: UNIR
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)