Sexta-feira, 27 de março de 2015 - 07h18
Acontece entre os dias 30 de março a 1° de abril o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). O evento acontece no Teatro Guaporé, sala anexa ao Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.
No primeiro dia de seminário serão apresentados debates e mesas redondas sobre: Registros sobre os dois anos do PNAIC no Cone Sul de Rondônia; A formação em alfabetização matemática no polo de Vilhena: uma retrospectiva; e O ensino da matemática para a diversidade humana.
Na terça-feira, 31, serão abordados os temas: Matematização na perspectiva da Educação Matemática Realista; Língua, sujeito e aprendizagem: uma breve reflexão; e Literatura e Matemática: diálogos possíveis.
No último dia do evento serão debatidas A necessária articulação entre aprendizagem de língua materna e entendimento dos conceitos matemáticos em espaços pluriculturais; e Brincadeiras, jogos e educação matemática: o encontro entre o desejável e o necessário.
Haverá apresentação de banners virtuais sobre experiências exitosas nos três dias de evento. No terceiro dia acontecerá o lançamento de livros sobre as experiências realizadas em 2013 por meio do PNAIC.
O PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
A Unir assumiu a atribuição de instituição formadora, participando da gestão do PNAIC.
Fonte: UNIR
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)