Domingo, 3 de novembro de 2013 - 17h58
O Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia realizam nesta semana de 4 a 8 de novembro, a 31ª Semana de Geografia e do 8º Encontro de Pós-Graduação em Geografia com o tema Geografia, ensino e pesquisa: perspectivas contemporâneas do ensinar e do aprender. O evento é voltado para toda a comunidade acadêmica, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, professores da rede de ensino e demais profissionais. As atividades serão concentradas no Campus da UNIR- Porto Velho, na BR-364.
Esses eventos acadêmicos se propõem à reflexão teórica sobre a questão do ensino e da formação de professores de geografia articulados com a pesquisa acadêmica e às práticas pedagógicas nas escolas, entendendo esses ambientes institucionais como espaços da aprendizagem e da produção do conhecimento.
Pretende-se mobilizar os profissionais de ensino da geografia, discentes de graduação e pós-graduação em Geografia, professores da educação básica, técnica e tecnológica, profissionais de áreas afins, profissionais das instituições públicas, ONGs, movimentos sociais e demais segmentos da sociedade no sentido de ampliar a discussão e a resolução das problemáticas do ensino e da aprendizagem da geografia escolar.
EIXOS TEMÁTICOS
1. A Geografia escolar, currículo e livro didático: suas relações com a ciência geográfica.
2. As Tecnologias da Informação e Comunicação e suas dimensões no ensino da geografia escolar.
3. Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade: os Temas Transversais em questão - contribuição e viabilidade pedagógica na formação da cidadania sob a ótica do ensino da geografia.
4. O lugar da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.
5. Geografia Escolar, Ensino e Pesquisa: desafios e possibilidades docentes na produção do conhecimento geográfico escolar.
Local: Centro de Estudos Geográficos e Socioambiental da Amazônia – CEGEA, Campus UNIR/ Porto Velho
Informações:
- http://31semanageo.blogspot.com
Fonte: SOLANO DE S. FERREIRA
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)