Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Unir promoverá feira internacional de ciências e inovação em Porto Velho nos dias 13 e 14 de novembro


Unir promoverá feira internacional de ciências e inovação em Porto Velho nos dias 13 e 14 de novembro - Gente de Opinião

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará na próxima semana, dias 13 e 14 de novembro, em Porto Velho, a primeira edição da Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia – Conecta, um evento totalmente gratuito, voltado para a divulgação e popularização da ciência e aberto ao público em geral.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) e tem como tema desta edição pioneira “A Ciência que eu faço”. O objetivo é divulgar as pesquisas que são realizadas por pesquisadores, acadêmicos e docentes da UNIR em Rondônia, como também nacionalmente e internacionalmente, em parceria com outras instituições.

“A intenção é proporcionar um ambiente favorável para a promoção da ciência em diferentes níveis de conhecimento (empresas, produtos e serviços), fomentando o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e profissionais das instituições do estado de Rondônia, Brasil e Exterior”, disse o coordenador do evento, Fabrício Evaristo Corrêa, acrescentando que “a ideia para as próximas edições é conseguir parceiros diversos para que juntos possamos demonstrar o que Rondônia produz em termos de pesquisa”.

Na semana passada o evento foi realizado no Campus UNIR de Ji-Paraná, nos dias 6 e 7 de novembro, com 129 trabalhos apresentados, e agora segue para Porto Velho, onde serão expostos os resultados de mais 187 pesquisas realizadas em diversas áreas do conhecimento, desde as humanas até ciência e tecnologia.

O Governo de Rondônia - por meio da Fapero, do Mero e de outros órgãos - é parceiro da UNIR na realização do evento.

Inscrições e Programação

As inscrições para participação como ouvinte e obtenção de certificado das atividades da Conecta Porto Velho podem ser feitas gratuitamente neste link. Nos dias de programação na capital, de 13 a 14 de novembro, as atividades se dividem entre o auditório da UNIR-Centro, o Mero – Museu Palácio da Memória Rondoniense, a Praça Getúlio Vargas, o Calçadão Manelão e o Mercado Cultural. Clique aqui para ver a programação completa da Conecta-Porto Velho.

A fim de integrar os mais diversos públicos - estudantes, profissionais, pesquisadores e visitantes -, a programação do evento é bastante diversificada, contando com apresentação de robótica em parceria com o Ifro, palestras do Programa de Astronomia da UNIR e Clube de Astronomia de Rondônia, além das apresentações de projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante do estado. Haverá palestras sobre pesquisas e parcerias com Sedam, Censipam, Embrapa na Amazônia, Ifro, TCE, Fiocruz, Governo de Rondônia, PGE, Senai, entre outros; além de exposições de livros; mostra de cursos; apresentação e premiação das melhores teses e dissertações da UNIR; e momento cultural.

Também foram incorporados à programação do evento os seminários finais dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que tradicionalmente ocorrem no fim do ano para divulgação dos resultados de pesquisas realizadas a cada ciclo dos Programas e que agora terão espaço na feira internacional. E ainda integram a programação da feira o Seminário de Pós-graduação e Pesquisa e o Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia.

Abertura na UNIR-Centro | Porto Velho

A abertura oficial, seguida de conferência, será no dia 13 de novembro, às 8h, no auditório da UNIR-Centro. Em seguida, haverá uma palestra sobre Pesquisa e Cooperação Brasil-Bolívia e um diálogo aberto com ex-integrantes do Pibic. Durante a tarde, as palestras com instituições parceiras abordarão o Programa de Astronomia da UNIR e o Clube de Astronomia de Rondônia; e as pesquisas realizadas pela Sedam, Censipam e Embrapa na Amazônia. Também haverá uma mesa redonda que discutirá a importância da realização de feiras científicas para o ensino e a pesquisa em Rondônia.

O segundo e último dia (14) segue com Mostra de Robótica do Ifro, apresentações de trabalhos, mesas e palestras com instituições parceiras (Ifro, TCE, Fiocruz, Setic, PGE, Senai), exposições de cursos e de livros, além do momento cultural. A Conecta encerrará com as premiações dos melhores trabalhos do último ano do Pibic e Pibiti, às 17h no Mercado Cultural.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

No próximo sábado, 18 de maio, os acadêmicos dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Educação Física,

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

A Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) tornou público, na quarta-feira (15), o Edital nº 117/2024/Segep-GCP em referência ao Proce

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Além de fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia está intensificando o empreendedor

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

Já estão em andamento três cursos, num total de quatro, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), para alun

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)