Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 - 19h09
Amanhã, 20, às 19 horas, será promovida a palestra Estado e forma política, a ser proferida pelo professor doutor Alysson Leandro Mascaro, docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco - USP). O evento, aberto ao público, será no Auditório Paulo Freire, no Campus José Ribeiro Filho/Unir, em Porto Velho.
A realização do evento é da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio dos Departamentos de Ciências Sociais e de Ciências Jurídicas; Via Campesina, através do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT); Diretório Central dos Estudantes da Unir (DCE/Unir) e Levante Popular da Juventude (LPJ).
Estado e forma política é o título do livro do jurista e docente, lançado em 2013, onde Mascaro faz uma reflexão sobre o Estado, incorporando diretamente o pensamento de Marx e a tradição teórica sobre o Estado, incluindo pesquisas recentes sobre o tema.
Para Slavoj iek, convidado a escrever o texto de quarta capa da obra, a investigação de Mascaro é “um trabalho que fornece a estrutura conceitual básica para lidar com o assunto Estado. Um trabalho histórico que mudará todo o seu campo de estudo e estabelecerá seus próprios padrões!”.
Currículo do jurista Alysson Leandro Mascaro
Além de professor de Direito da USP, Mascaro é docente dos cursos de mestrado e doutorado em Direito Político e Econômico e da graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutor em Direito (USP) e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito (USP), membro do Conselho Pedagógico da Escola de Governo-USP, foi o implantador e primeiro coordenador de graduação do curso de Direito da Fundação Padre Albino. Autor, dentre outros livros, de "Filosofia do Direito" (Editora Atlas). Atua principalmente nos seguintes temas: direito, filosofia do direito, marxismo, Estado e cidadania.
Fonte: UNIR
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual
Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025
O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.
Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho
Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos