Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR institui bolsas de iniciação à pesquisa para alunos do Ensino Médio


UNIR institui bolsas de iniciação à pesquisa para alunos do Ensino Médio - Gente de Opinião

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aderiu em 2022 ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic- EM) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Esta é a primeira vez que a UNIR oferecerá bolsas de incentivo e estímulo à pesquisa a estudantes selecionados do Ensino Médio para participarem de projetos de pesquisa na Universidade, com o objetivo de fomentar projetos de educação científica e estimular o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia.

O programa do CNPq, que teve adesão da UNIR, visa fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos com o intuito de despertar a vocação científica e tecnológica entre estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas e escolas privadas, promovendo o seu contato com a experiência de pesquisa científica junto a grupos e laboratórios de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.

A reitora Marcele Pereira comemorou a implantação deste novo programa, especialmente por ser “uma grande oportunidade para a Universidade se aproximar a sociedade alcançando exatamente estudantes que estão prestes a entrar no ensino superior. E o nosso objetivo é ampliar o programa, envolvendo cada vez mais professores da nossa Universidade e aumentando o impacto nas escolas, identificando e apoiando cada vez mais jovens pesquisadores”. Como destaca, o Pibic-EM vem se juntar a outras iniciativas de iniciação científica já existentes na UNIR, como o programa de bolsas voltadas para estudantes de graduação, que é mantido na UNIR há 30 anos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIR, professor Artur Moret, explica que a implementação do programa de bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio na Universidade vai garantir a integração e atuação em um mesmo projeto entre alunos em diferentes momentos de formação. “Professores pesquisadores poderão ter, atuando em seus projetos, alunos de cursos de graduação, pós-graduação e agora estudantes que estão se preparando para entrar na Universidade, aproximando e tornando mais amplos e acessíveis os ambientes de pesquisa científica”.

Como funciona – Na UNIR, o Pibic-EM Ciclo 2022/2023 está atualmente em fase de seleção dos orientadores, docentes da UNIR que coordenam os projetos de pesquisa. A manifestação de interesse poderá ser realizada pelos professores-pesquisadores por meio do preenchimento de um formulário digital disponível neste link, até o dia 30/09. Em seguida, após a conclusão dessa etapa, serão abertas as inscrições para seleção dos alunos de Ensino Médio interessados em participar do projeto. Todas as informações referentes às inscrições dos estudantes estarão disponíveis no portal da UNIR (www.unir.br).

Serão selecionados até oito projetos e cada um dos orientadores terá até duas cotas de bolsas, totalizando 16 vagas para alunos do Ensino Médio no ciclo atual (2022/2023). Desse total de bolsas, 10 são concedidas pelo Pibic-EM UNIR e as outras seis são concedidas pelo Pibic-EM CNPq.

Para saber mais, acesse o site do Pibic UNIR.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)