Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR divulga edital de seleção do Mestrado Acadêmico em Letras para ingresso em 2019


UNIR divulga edital de seleção do Mestrado Acadêmico em Letras para ingresso em 2019 - Gente de Opinião

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o Edital de abertura do Processo Seletivo de 2019 do Mestrado Acadêmico em Letras (ML) - EDITAL N° 002/2019/PPGML/UNIR, visando à seleção de candidatos para preenchimento de 30 vagas, com ingresso no segundo semestre de 2019, no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho.

Inscrições e Processo seletivo

Podem se inscrever portadores de certificado ou diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, ou convalidado no Brasil, caso tenha sido realizado no exterior.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período de 25 de abril de 2019 a 6 de maio de 2019, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA no endereço eletrônico https://sigaa.unir.br/sigaa/public/home.jsf#.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar, via sistema, exclusivamente em PDF, as copias dos documentos solicitadas no edital.

O processo seletivo será composto por prova escrita; análise do anteprojeto de pesquisa; e entrevista.

O Mestrado em Letras

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico em Letras (PPGML/UNIR) tem Área de Concentração em Línguas, linguagens e culturas amazônicas e é dividido em duas linhas de pesquisa: 1) Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens e 2) Estudos de Diversidade Cultural.

O curso oferece um total de 30 vagas, das quais 24 são destinadas à ampla concorrência, sendo 12 vagas para a Linha 1 e mais 12 vagas para a linha 2; e seis vagas previstas por indução das políticas afirmativas, sendo duas vagas para negros (pretos, pardos), duas vagas para indígenas e duas vagas para pessoas com deficiência.

Todas as demais informações e etapas do processo seletivo serão publicadas na página do Mestrado em Letras (www.mestradoemletras.unir.br).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais do que presença em sala de aula

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais do que presença em sala de aula

O Dia Internacional da Trissomia do Cromossomo 21 (T21) é celebrado em 21 de março, data que representa a presença de três cromossomos no par 21. In

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)