Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR divulga edital de seleção do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática para ingresso em 2019


UNIR divulga edital de seleção do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática para ingresso em 2019 - Gente de Opinião

 

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga edital de abertura do Processo Seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, turma 2019 - Edital Nº 001/2019/PPGEM/UNIR, para preenchimento de 12 vagas, com ingresso no segundo semestre de 2019. O curso é ofertado no Campus de Ji-Paraná.

 

Inscrições e Processo seletivo

Podem se inscrever graduados em cursos de Bacharelado/Licenciatura em Matemática, Pedagogia ou licenciatura com habilitação para o ensino de Matemática, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 15 a 25 de maio 2019, por meio do portal do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNIR, no endereço eletrônico https://sigaa.unir.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto.

No ato da inscrição, o candidato deverá enviar a documentação de inscrição listada no edital, anexando-a por meio de formulário eletrônico, em campo disponível no SIGAA, em arquivo com extensão PDF.

O processo seletivo será composto por três etapas: 1) prova escrita; 2) análise do anteprojeto de pesquisa e entrevista; e 3) prova de títulos.

 

O Mestrado em Educação Matemática

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática (PPGEM) - Mestrado Acadêmico em Educação Matemática é dividido em duas inhas de pesquisa: 1) Formação de professores que ensinam Matemática e 2) Processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

O curso oferece um total de 12 vagas, distribuídas da seguinte maneira: 9 vagas em caráter de ampla concorrência, sendo 4 vagas para a Linha de Pesquisa 1 e 5 vagas para a Linha de Pesquisa 2; 3 vagas previstas por indução das políticas afirmativas (Portaria Normativa MEC n. 13, de 11 de maio de 2016 e Resolução n. 561/CONSEA, de 19 de dezembro de 2018), para pessoas com deficiência, negras (incluindo pretas e pardas) ou indígenas, destas, 2 vagas são para a Linha de Pesquisa 1 e 1 para a Linha de Pesquisa 2.

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, acesse www.ppgem.unir.br.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)