Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Unir cria duas comissões para analisar reivindicações de alunos e professores em greve


A Universidade Federal de Rondônia criou duas comissões para analisar as reivindicações de professores e alunos da instituição de ensino superior que estão em greve desde a última quinta – feira por melhorias de infraestrutura.

O reitor, José Januário garantiu que até esta segunda – feira,19, deverão ser divulgadas as providências tomadas pela Unir com objetivo de atender os pleitos do movimento grevista.

“Muitos pontos da pauta já estão sendo atendidos”, anunciou Januário, que reconheceu a legitimidade das reivindicações, mas pediu a comunidade acadêmica um prazo de dez dias para que a reitoria tome as medidas necessárias com o objetivo de solucionar os problemas que provocaram a paralisação das aulas.

Segundo o pró – reitor de graduação, professor Almeida Casseb, membro da comissão, a instalação de laboratórios básicos e material,algumas das principais solicitações, já estão perto de ser atendidas.

“A Unir já adquiriu vidrarias e equipamentos básicos para as instalações desses laboratórios”, assegurou o docente, ressaltando que outros pleitos como a contratação de professores e mais livros para as bibliotecas também já estão próximos de ser atendidos. “Já foram patrimoniados mais de mil títulos”. .

De acordo com José Januário, o que for de competência exclusivamente da administração da Unir será resolvido imediatamente, enquanto o que depender de outras esferas, haverá um gestão por parte da universidade para que o rito necessário para solucionar os problemas seja seguindo o mais rápido possível.

De acordo como o reitor, a instituição reconhece o direito de reivindicar melhorias para o bom funcionamento da universidade e num prazo de dez dias a comissão deverá apresentar solução para as problemáticas apontadas pelos professores e alunos. “Estamos estudando, o que deve ser atendido de imediato e o que precisa de um prazo legal para ser resolvido”, concluiu.

Fonte: João Albuquerque
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)