Segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 12h01
Acontece entre os dias 2 e 4 de outubro, em Vilhena, o XVIII SELL – Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. O SELL é um evento anual, promovido pelo Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir)-Campus de Vilhena.
A missão do SELL é estimular a produção e a socialização do conhecimento, fomentando e valorizando a cultura da especialização acadêmica na região Norte. Para tanto, durante os três dias de evento serão realizados debates, conferências e minicursos. As conferências acontecerão no Hotel Mirage e os minicursos serão ministrados no campus da UNIR em Vilhena.
DIA 2/10
Após a abertura do evento, no dia 2, às 9h30, acontecerá o debate sobre o tema “Os desafios da Pós-Graduação: experiências e perspectivas”, com a participação dos professores doutores Eduardo Kokubun (UNESP) e Ari Miguel Teixeira Ott (UNIR), com mediação da professora doutora Cynthia de Cassia Santos Barra (UNIR).
No período da tarde, estão previstos os seminários temáticos, incluindo Sessão de Comunicações, Seminário de Projetos, Colóquio de Orientação, e Conversa com o escritor e romancista Oscar Nakasato. No período noturno, após a exibição do filme “Walachai – Um lugar”, haverá um debate com a participação da cineasta Rejane Zilles e da professora doutora Lilian Reichert Coelho (UNIR).
DIA 3/10
No dia 3 de outubro, acontecerão as conferências: “Estudos Subalternos”, proferida pela professora doutora Cláudia Maria Ceneviva Nigro (UNESP); “O poder das vozes outrora silenciadas: escritoras latinas nos Estados Unidos”, discutido pela professora doutora Giséle Manganelli Fernandes (UNESP); “A vida transfigurada em ficção: memorialismo no romance”, a ser apresentado pelo escritor Oscar Nakasato; e “A variação linguística nos livros didáticos”, proferida pelo professor doutor Marcos Bagno (UnB). Além de minicursos no período vespertino.
DIA 4/10
No último dia de evento, as conferências serão proferidas pelos professores doutores Norma Wimmer (UNESP), que abordará “História, ideologia e identidade nacional em Visconde de Taunay”; Eduardo de Faria Coutinho (UFRJ), que discutirá “Nação, idioma, cânone: questões de literatura comparada”; e Aguinaldo José Gonçalves (UNESP), que falará sobre “O processo de modulação na poética de Marcel Proust”.
Para mais informações sobre a programação, acessar o sítio do evento em http://sellunir.wix.com/sell.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com foco no desempenho e na confiança dos candidatos, o Vitória Vestibulares e Concursos (Vitória Cursos) intensifica sua preparação para a reta fin

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizaram o Experience Day

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final
Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, estudantes de Rondônia

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica
O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)