Porto Velho (RO) domingo, 5 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

UNIR: aula inaugural de Mestrado e Doutorado em Geografia



O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR) realizará na próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, a aula inaugural do ano letivo de 2016. A atividade acontecerá às 19h, no auditório da UNIR-Centro.

Na aula inaugural será ministrada a palestra Ideias de mundo, ideias geográficas, cientificidade e desafios à produção do conhecimento, pelo professor doutor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O professor doutor Adnilson de Almeida Silva, vice-coordenador do PPGG da UNIR, destaca que “o evento constitui um marco na Geografia de Rondônia e que terá repercussões na Pan-Amazônia”, por se tratar do primeiro programa de doutorado da região norte do Brasil.

O Mestrado em Geografia é também o primeiro programa de pós-graduação da UNIR a ter discentes indígenas. São eles Francisco Oro Waram e Gasodá Suruí, que foram aprovados no último processo seletivo.

“Neste momento tão importante historicamente para o Estado de Rondônia e para a Universidade Federal de Rondônia, agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a concretização do programa”, declarou a coordenadora do PPGG, professora doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante.

Sobre o palestrante

Francisco de Assis Mendonça é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Geografia Física e Meio Ambiente e doutor em Clima e Planejamento Urbano, ambos pela Universidade de São Paulo, com pós-doutoramento em Epistemologia da Geografia pela Universidade de Sorbonne em Paris – França, pela Universidade de Chile (UCHILE) e pela London School of Hygine and Tropical Medicine (LSHTM) da Inglaterra. É um pesquisador de grande relevância para a geografia brasileira, tendo mais de 50 artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de 16 livros e 44 capítulos de livros.

Segundo o vice-coordenador do PPGG, o professor Francisco Mendonça “tem contribuído significativamente para Rondônia, pois juntamente com a coordenação do PPGG/UNIR, elaborou a proposta do Doutorado Interinstitucional entre UNIR e UFPR, o qual foi aprovado pela CAPES e possibilitará a formação de 20 doutores em Geografia no Estado”.

O PGG/UNIR

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG/UNIR) iniciou suas atividades em 2006 com a primeira turma de Mestrado. Já formou mais de 100 mestres que atuam em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão, dentre outros, bem como em escolas, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil na Amazônia.

Em 2015, o PPGG recebeu nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que possibilitou a apresentação do projeto de Doutorado, aprovado em seguida.

O Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR é o primeiro implantado na região Norte do Brasil. Possui como área de concentração “Ambiente e Território na Pan-Amazônia” e duas linhas de pesquisas: “Território e Sociedade na Pan-Amazônia” e “Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental”.

O professor Adnilson Silva observou que a construção do PPGG, nos níveis de Mestrado e Doutorado, exigiu muito trabalho e dedicação coletiva de um conjunto de professores, alunos e técnicos do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET) e da administração superior da UNIR. “Os próximos desafios serão a consolidação do Programa e a busca pela sua internacionalização, por meio de intercâmbios, acordos de cooperação técnica e parcerias com instituições acadêmico-científicas e com entidades civis que desenvolvem ações e interesses comuns para o desenvolvimento de Rondônia, da região Norte brasileira e da Pan-Amazônia”, assegura o vice-coordenador.

Fonte: UNIR

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam