Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UMESAM traz a Rondônia mestrado em várias áreas de conhecimento



A Unidade de Mediação de Ensino Superior Para a Amazônia (Umesam), realizará nos dias 3 e 4 de outubro, no Hotel Rondon Palace, das 19 às 22h, Aula Magna para os alunos com graduação concluída nas áreas de educação, direito e saúde e que estejam interessados em cursar mestrado por uma faculdade estrangeira.

O evento é gratuito e acontece no Hotel Rondon Palace, na avenida Jorge Teixeira, 491, das 19h às 22h. O mesmo seminário foi realizado nas cidades Vilhena, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ariquemes e agora em Porto Velho.

Nos encontros serão esclarecidos pontos da legislação brasileira que proíbem que uma universidade estrangeira ministre cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. No entanto, afirmam os organizadores, o governo brasileiro tem flexibilizado os procedimentos burocráticos para a revalidação de diplomas de cursos, tanto de graduação como pós-graduação, realizado no exterior, principalmente nos países do bloco do Mercosul.

De acordo com o professor doutor Leopoldo Briones Salazar, diretor geral da Visión Educacional Chile, o que está sendo oferecido aos graduados portovelhenses é a chance de se matricular em uma universidade do Mercosul que integra a parceria com a entidade que ele dirige.

Em alguma fase do curso, o aluno terá que ir ao país onde funciona a universidade em que está matriculado.  Mas, na primeira etapa, a Visión Educacional Chile é que fará a matrícula do aluno com a entrega de documentos à instituição de ensino, com procuração exclusiva para esse fim.

A partir registro da matrícula, os estudos e orientações ocorrerão via plataforma Moodle. Trata-se de uma plataforma de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação editou a Resolução n° 3, de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, no qual estabelece prazo de até 180 dias para as universidades federais revalidarem os diplomas.

Estará presente ao evento o diretor geral da Universidade Católica do Chile, o professor doutor Leopoldo Briones Salazar. É Mestre em Educação com menção Currículo. Professor Licenciado em Linguística, Pontifícia Universidade Católica do Chile. Especialista em Currículo e Políticas Educacionais.

Profissional do MEC do Chile (2000-2004). Investigador, Consultor e Assessor de Instituições Públicas e Privadas. Docente Programa Doutorado, Universidade de Playa Ancha, Região de Valparaíso, Chile. Coordenador Unidade de Desenvolvimento Curricular Centro Tecnológico Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Especialista em acreditação de educação superior e gestão universitária.

 Interessados podem buscar esclarecimentos e aos veículos de comunicação podem entrar em contato para agendar entrevistas com os contatos:
 

Contatos:

João Paulo 99286-2673

Ana Paula 98111-0030

Helena (Taentos Humanos) 98213-9062

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)