Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UMESAM traz a Rondônia mestrado em várias áreas de conhecimento



A Unidade de Mediação de Ensino Superior Para a Amazônia (Umesam), realizará nos dias 3 e 4 de outubro, no Hotel Rondon Palace, das 19 às 22h, Aula Magna para os alunos com graduação concluída nas áreas de educação, direito e saúde e que estejam interessados em cursar mestrado por uma faculdade estrangeira.

O evento é gratuito e acontece no Hotel Rondon Palace, na avenida Jorge Teixeira, 491, das 19h às 22h. O mesmo seminário foi realizado nas cidades Vilhena, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ariquemes e agora em Porto Velho.

Nos encontros serão esclarecidos pontos da legislação brasileira que proíbem que uma universidade estrangeira ministre cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. No entanto, afirmam os organizadores, o governo brasileiro tem flexibilizado os procedimentos burocráticos para a revalidação de diplomas de cursos, tanto de graduação como pós-graduação, realizado no exterior, principalmente nos países do bloco do Mercosul.

De acordo com o professor doutor Leopoldo Briones Salazar, diretor geral da Visión Educacional Chile, o que está sendo oferecido aos graduados portovelhenses é a chance de se matricular em uma universidade do Mercosul que integra a parceria com a entidade que ele dirige.

Em alguma fase do curso, o aluno terá que ir ao país onde funciona a universidade em que está matriculado.  Mas, na primeira etapa, a Visión Educacional Chile é que fará a matrícula do aluno com a entrega de documentos à instituição de ensino, com procuração exclusiva para esse fim.

A partir registro da matrícula, os estudos e orientações ocorrerão via plataforma Moodle. Trata-se de uma plataforma de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação editou a Resolução n° 3, de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, no qual estabelece prazo de até 180 dias para as universidades federais revalidarem os diplomas.

Estará presente ao evento o diretor geral da Universidade Católica do Chile, o professor doutor Leopoldo Briones Salazar. É Mestre em Educação com menção Currículo. Professor Licenciado em Linguística, Pontifícia Universidade Católica do Chile. Especialista em Currículo e Políticas Educacionais.

Profissional do MEC do Chile (2000-2004). Investigador, Consultor e Assessor de Instituições Públicas e Privadas. Docente Programa Doutorado, Universidade de Playa Ancha, Região de Valparaíso, Chile. Coordenador Unidade de Desenvolvimento Curricular Centro Tecnológico Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Especialista em acreditação de educação superior e gestão universitária.

 Interessados podem buscar esclarecimentos e aos veículos de comunicação podem entrar em contato para agendar entrevistas com os contatos:
 

Contatos:

João Paulo 99286-2673

Ana Paula 98111-0030

Helena (Taentos Humanos) 98213-9062

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)