Segunda-feira, 14 de dezembro de 2020 - 12h08
Com o
objetivo de minimizar os impactos do isolamento dos alunos, o professor do Sesi
Vilhena, em Rondônia, Silvio Luiz Vichroski, buscou uma solução por meio de
ferramentas tecnológicas para recriar a escola virtualmente. "Percebi que
nas minhas lives os alunos sempre falavam que gostariam de estar na escola.
Então pensei, vamos recriar a escola usando Minecraft Education e
proporcionar aos alunos a sensação de estar na escola sem estar", afirma o
professor. Para concretizar esse projeto, a Big Brain - que
desenvolve soluções de tecnologia na área da educação e principal parceira da
Microsoft na América Latina - iniciou o projeto Minecraft Education
Edition, sendo utilizado nas aulas onlines do Sesi Rondônia desde março de
2020.
O Minecraft é
um jogo em blocos que entrega um excelente grau de resposta ao desenvolvimento
de habilidades preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Permite
ao jogador a liberdade de criar os cenários e objetos atrelados às estratégias
de ensino com flexibilidade e adaptabilidade às propostas pedagógicas das
instituições educacionais, sendo um exemplo de ferramenta tecnológica, pois os
recursos digitais servem de instrumento de aprendizagem e aproxima o aluno da
sala de aula de maneira dinâmica e divertida.
O Minecraft na
versão educacional, o Minecraft Education, pode despertar no
estudante diversas habilidades, como:
• Interesse
ambiental, uma vez que os mundos podem ser criados em diversos biomas. Nesse
sentido, é uma maneira de estimular, discutir questões de ecossistema e
consciência ambiental;
• Noção
espacial, já que o jogador terá que criar os objetos nos tamanho adequado aos
espaços;
• Aprimora conhecimentos na área de humanas, pois poderá construir monumentos e ambientes de qualquer época e lugar dos p• Aprimora conhecimentos na área de humanas, pois poderá construir monumentos e ambientes de qualquer época e lugar dos períodos históricos;
•
Potencializa a capacidade de planejar e tomar decisões, pois mesmo com tanta
liberdade de criação dos mundos o jogador precisa decidir o tempo todo para
alcançar seus objetivos, ou seja, precisa saber onde quer chegar;
•
Desenvolve a criatividade, pois o ambiente digital entrega ao jogador total
liberdade para construir objetos simples e complexos de acordo com as
habilidades que já possui e as novas que vão sendo desenvolvidas a partir das
experiências vivenciadas durante o jogo.
Para a
gerente pedagógica da Big Brain, Sueli Trajano, todo o processo dinâmico e
contínuo de evolução global, impulsionado pela tecnologia, tem impacto direto
no que as organizações educacionais precisam levar para os seus currículos e,
com isso, proporcionar a formação integral de cidadãos adaptados a esse novo
mundo. Ou seja, é necessário desenvolver cidadãos do futuro, sendo preparados
para serem protagonistas da própria vida, que consiga interagir e entender a
dinâmica do mundo atual, saiba analisar e buscar respostas com senso crítico
diante dos desafios que surgirem em sua caminhada. "O cidadão do futuro
precisa ser e se manter atualizado, dinâmico, saber olhar para a imensidão de
informações que têm à disposição e filtrar o que deve ser transformado em
conhecimento para a suas escolhas de vida", completa Sueli.
Educação
4.0
Segundo o
professor Silvio, houve uma excelente aceitação dos alunos, pais e docentes ao
implantarem o Minecraft Education. Tanto que além de Vilhena, foi
necessário liberar acesso para mais três escolas da rede Sesi em Rondônia, nos
municípios de Porto Velho, Pimenta Bueno e Cacoal. Até o momento, cerca de 500
alunos já participaram do projeto, somando as quatro unidades escolares no
estado.
Pensando na
forte implementação da Educação 4.0, o Sesi Rondônia já iniciou o
desenvolvimento do programa com um grande laboratório de química para que os
professores consigam ensinar conceitos sem o custo dos equipamentos de
laboratório, expondo os alunos a uma nova maneira de aprendizagem. Se as aulas
retornarem ao sistema presencial, a instituição de ensino pretende proporcionar
a todos os alunos da unidade o contato com Minecraft Education semanalmente.
"A
educação 4.0 chegou e não tem mais volta, ela será revolucionada e todos nós (professores)
temos que estar prontos para essa mega virada. Acabou-se o tempo do docente ser
o detentor único do saber, hoje os alunos têm acesso ao conhecimento de
maneiras muito práticas. Então, temos a dura missão de tornar as aulas
atrativas, precisamos repensar as ferramentas educacionais existentes e
oferecer aos nossos alunos maneiras atrativas, tecnológicas e principalmente
interativas para que possamos ter êxito em nossas aulas", finaliza o
professor Silvio.
Sobre Big
Brain
Fundada em
2015 pelos sócios Sidnei Drobnievski e Ronei Pasquetto, a Big Brain é uma
empresa que desenvolve soluções de tecnologia educacional, empoderando
instituições de ensino no processo de transformação digital e criação de
projetos de educação tecnológica através do ecossistema Microsoft. Com sede em
Curitiba, recebeu diversos prêmios internacionais pelos produtos e serviços
inovadores como LATAM (América Latina e região do
Caribe) de Parceiros do Ano da Microsoft 2020, nas categorias Customer
Experience (Experiências do Cliente) e Diversity and Inclusion Changemaker
(Diversidade e Criador de Mudanças de Inclusão). A empresa conhecida como
referência em tecnologia educacional global atende as necessidades de gestores,
professores e alunos transformando o mercado de tecnologia educacional. Algumas
parcerias fundamentais para o sucesso da empresa são: Microsoft, Lenovo, Escola
Bosque, Estácio de Sá, Uniaselvi, SESI, entre outras.
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