Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Teste de aulas por satélite nas aldeias começa por Guajará-Mirim


 Gente de Opinião

Lideranças reivindicam e conhecem planos do governo

Representantes de povos indígenas de Rondônia e assessores do governo estadual definiram em reunião ontem quinta-feira (15), no Palácio Presidente Vargas, uma parceria em busca de soluções para os problemas enfrentados nas aldeias.

Lideranças também apresentaram reivindicações para atendimento a curto, médio e longo prazos. Em resposta à solicitação do funcionamento do ensino de nível médio nas aldeias, a gerente de Educação da Seduc, Angélica Ayres,informou  que há escassez de professores habilitados para atuar em escolas indígenas. No entanto, afirmou que existe projeto da Seduc, aprovado no Conselho Estadual de Educação, para que as aulas sejam ministradas via satélite.

De imediato, segundo ela, a Seduc vai adotar um conteúdo premiado em nível internacional,  o chamado Ensino Médio com Mediação Tecnológica, que foi testado com sucesso em outros estados brasileiros.

As aldeias receberão modernas antenas e demais equipamentos tecnológicos necessários.  Terão ainda monitores especializados para fazer o acompanhamento do que for ensinado na transmissão. O teste deste sistema, conforme Angélica, será feito nos próximos dias em aldeias de Guajará-Mirim.

O secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, disse que o governador Confúcio Moura fortalecerá políticas voltadas aos povos indígenas. Por isso, segundo ele, o encontro, desta quinta-feira é importante para colher as reais necessidades das aldeias.  O vice-governador , Daniel Pereira, listou as principais reivindicações dos líderes indígenas, frisando que todas as questões serão analisadas para criar uma agenda regular de atendimento dos pleitos.

Entre as principais solicitações estão melhorias de estradas,  apoio para construção de moradias, parceria para desenvolvimento das atividades agrícolas sustentáveis, piscicultura, realização de congresso, fortalecimento da cultura indígena e participação de técnicos do governo na elaboração de projetos.

O governo também garantiu que enviará técnicos para o encontro sobre proteção de terras indígenas, que ocorre de 20 a 23 deste mês, em Cacoal.
 


Fonte
Texto: Decom
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

A Vila Olímpica do campus ficou repleta na noite do dia 19 de fevereiro para a recepção oficial dos calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho.

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), inicia nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o período de cadastramento de currículo

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)