Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar


TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar - Gente de Opinião

Uma inovadora iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) vai contribuir para ampliar a Busca Ativa Escolar de alunos, em todo o estado. 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas, gratuitamente, para estados e municípios. 

Ela foi desenvolvida pelo UNICEF e apoia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, que estão fora da escola ou em risco de abandono. 

Para garantir o direito de meninos e meninas, o TCE-RO atua para ampliar o acesso às vagas na educação infantil. A instituição recomendou o uso de dados nacionais e estaduais para a realização da busca ativa. 

A medida é uma inovação no âmbito dos Tribunais de Contas e se ampara no compromisso com a promoção da equidade, através da valorização e do fortalecimento de práticas que contemplem uma educação para todos. 

COMO OCORRE 

Em relatórios de auditoria, o Tribunal de Contas faz recomendações, aos municípios, voltadas à melhoria dos indicadores da política pública de ensino, particularmente, na educação infantil. 

Uma das recomendações é a mobilização de profissionais da rede de educação e dos órgãos de saúde e assistência social para realizar a busca ativa cadastral de crianças de até 3 anos. 

Essas crianças são de famílias de baixa renda, famílias monoparentais (constituídas por mães solo, sem a presença de companheiro) e domicílios em que as mães trabalham ou precisam contribuir para a renda familiar. 

A orientação é que o trabalho use meios como pesquisa em bases de dados, a exemplo do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de entrevista com os responsáveis familiares. 

A mesma orientação é feita em relação à busca ativa de crianças de 4 a 5 anos, que não frequentam um estabelecimento escolar. É recomendada a utilização de dados do SIAB e do CadÚnico para promover a universalização da pré-escola e acompanhar a permanência das crianças na pré-escola, em especial dos beneficiários de programas de transferência de renda, por parte dos órgãos municipais de educação, saúde e assistência social. 

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA 

É bom lembrar que o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) tem o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes para incluí-las em programas de assistência social e redistribuição de renda. 

O Ministério do Desenvolvimento Social, órgão federal, realiza o acompanhamento de frequência escolar das famílias, que recebem o benefício financeiro. 

Ao aderir ao Programa Bolsa Família, os municípios assumem o compromisso de realizar o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades pelas famílias beneficiárias e efetuar os registros correspondentes nos sistemas de informação disponibilizados para esse fim. 

No entanto, como o CadÚnico e o Censo Escolar ainda não estão integrados, as informações da série (etapa) e do código da escola no CadÚnico podem divergir, em alguma medida, das informações processadas de matrículas para o Censo Escolar. 

Por isso, conforme ressalta o TCE-RO, o município deve realizar a busca ativa dessas famílias e atualizar os respectivos cadastros

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

Os estudantes do Clube Amplexo Educação receberam na última sexta-feira (24) uma homenagem da OAB-DF por conta do alto desempenho em competições e p

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8.400 escolas rurais foram conectadas à internet nos últimos meses por meio do projeto Aprender Conectado, que leva conectividade a áreas re

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

A Secretaria Municipal de Educação de Colorado do Oeste (SEMED) foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio MEC – Educação Brasileira 202

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)