Quinta-feira, 1 de junho de 2023 - 14h10

Foi
finalizado, pelo corpo técnico do Tribunal de Contas (TCE-RO), o relatório
conclusivo da auditoria operacional coordenada sobre a implementação do Novo
Ensino Médio no Estado de Rondônia. O documento inclui, entre outros pontos, um
mapeamento dos principais obstáculos às ações governamentais destinadas a essa
política de âmbito nacional, assim como as oportunidades de melhoria para o
fortalecimento do acesso e permanência dos estudantes no nível de ensino.
A ação faz parte das estratégias
definidas pela Rede Integrar, que é uma rede colaborativa formada pelos
Tribunais de Contas do Brasil, por meio do Acordo de Cooperação Técnica
entabulado entre IRB, ATRICON, TCU e Tribunais de Contas aderentes, com o objetivo
de estabelecer cooperação técnica para fiscalização e aperfeiçoamento do ciclo
de implementação de políticas públicas descentralizadas no Brasil.
Iniciada no segundo semestre de
2022, a auditoria operacional contou com a participação de 16 tribunais de
contas do País, adotando prática inovadora, uma vez que contou com a
coordenação compartilhada entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e tribunais
de contas estaduais, entre eles o TCE-RO. Além disso, a fiscalização inovou
também na verificação de mecanismos da governança multinível, utilizando-se das
diretrizes do “Referencial para Avaliação de Governança Multinível em Políticas
Públicas Descentralizadas”, produto derivado do Projeto Integrar.
O Referencial de Governança
Multinível foi elaborado a partir da colaboração entre os atores aderentes ao
Projeto, contando, ainda, com a consultoria da Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento (OCDE), com o objetivo de definir a atuação colaborativa nas
fiscalizações realizadas em políticas públicas descentralizadas.
No TCE rondoniense, as atividades
relacionadas à auditoria operacional são conduzidas pela Coordenadoria
Especializada de Controle Externo de Políticas Públicas (CECEX-9), unidade da
Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE). Dentre as ações realizadas, houve
a visita técnica às escolas públicas previamente selecionadas, em diferentes
regiões do Estado, a realização de entrevistas e a aplicação de questionários
para gestores e professores.
ACHADOS E BENEFÍCIOS
Durante o trabalho realizado em
Rondônia, foram identificadas, pela equipe de auditoria do TCE, oportunidades
de melhorias na capacidade gerencial do órgão responsável pela educação em
Rondônia (Seduc) e, ainda, em âmbito nacional, fortalecimento da cooperação
necessária à implementação da nova diretriz curricular para o ensino médio.
Um dos pontos recomendados foi a
definição de metas, a partir de diagnósticos da rede de educação, com vistas ao
monitoramento das ações planejadas, além da tomada de decisões mais efetivas e
condizentes com as necessidades voltadas ao desenvolvimento do novo currículo
vigente nas escolas sob a gestão do Estado.
O relatório conclusivo, já se
encontra sob apreciação do conselheiro relator das contas da Seduc, e apresenta
as proposições da equipe técnica de auditores, inclusive com as considerações
de âmbito nacional, que serão encaminhadas pelo TCU ao Ministério da Educação
(MEC), a fim de contribuir com a superação ou redução dos desafios trazidos nos
achados de auditoria, buscando alcançar, assim, os benefícios esperados para a
política pública educacional, inclusive sob a perspectiva da governança
interfederativa.
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