Segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 15h59
Criado para incentivar o ingresso da população ao ensino superior, o projeto Superação-Pré-Enem, da prefeitura de Porto Velho, realizou na primeira quinzena de outubro, o segundo evento do gênero, em preparação ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 5 e 12 de novembro.
A ação atendeu a alunos matriculados em quatro escolas polos: Tucumã, Vôo da Juriti, Nossa Senhora de Fátima e Pedro Tavares Batalha – alunos e convidados puderam testar seus conhecimentos em matemática, língua portuguesa, ciências humanas e redação.
Ao longo da gestão do prefeito dr. Hildon Chaves, o projeto, totalmente gratuito, tem se mostrado um sucesso nos eventos em que promove, através da Semed (Secretaria de Educação) e da Semasf (Secretaria de Ação Social e da Família).
Os inscritos fizeram as provas no Centro de Formação dos profissionais da Educação, à rua José do Patrocínio, nº 100, no centro de Porto Velho.
O simulado pré-Enem é uma prova voluntária e foi aplicada, segundo a organização, nos mesmos moldes e horários do Enem, promovendo ambientação e adequação às condições do exame e suas normas.
Água
Os cadernos de questões trataram assuntos relativos a diversas áreas do conhecimento – as perguntas foram similares às aplicadas nas avaliações do exame nacional. As provas começaram às 11h, durando cinco horas e 30 minutos – tempo foi suficiente para responder às questões e elaborar, também, redação sobre direito à água.
As provas foram elogiadas pelos participantes, principalmente quanto às propostas para a dissertação, por tratar-se de tema recorrente.
Texto
A coordenação do curso divulgou o gabarito com as respostas do simulado ao final das provas e, em seguida, conferiu e correção, pelos professores, da redação. A média de acertos, em muitos polos, ultrapasosu a 60%, fator animador para os professores que ministram as aulas.
Formada pelos professores José Alves, Márcia Amorim, Evaniel Brito e Rosimara Sá, que comandaram, no último sábado, no Teatro Banzeiros, o aulão de produção de texto para redação.
Fonte: Superação-Pré-Enem
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com foco no desempenho e na confiança dos candidatos, o Vitória Vestibulares e Concursos (Vitória Cursos) intensifica sua preparação para a reta fin

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizaram o Experience Day

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final
Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, estudantes de Rondônia

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica
O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)