Quinta-feira, 20 de agosto de 2015 - 07h22
O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular divulgou ontem (19) um manifesto em defesa da educação brasileira. O Fórum diz que acompanha com apreensão o desenrolar da crise política e econômica do país e que apoia o diálogo e a união da sociedade civil organizada.
"O Fórum tem esperança e acredita na prevalência do bom senso, da responsabilidade e da crítica construtiva visando a encontrar os melhores caminhos para sair da crise econômica que solapa os empregos, diminui o poder de compra da população e amplia o ambiente de pessimismo", diz o manifesto.
O fórum abrange seis entidades que, juntas, representam a maioria das instituições privadas de ensino superior. Em relação ao total de matrículas, o setor privado detém 5,5 milhões, equivalentes a 75% do total.
As entidades manifestam preocupação com a perda de poder aquisitivo da população que, segundo elas, afeta os estudantes do ensino superior. O Fórum destaca que apenas o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi preservado "como programa social relevante". O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas.
"A crise afeta todos os setores da economia e, com a educação, não é diferente", diz o diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Solón Caldas. A ABMES é uma das entidades que assina o manifesto. "O fórum quer manifestar preocupação e ser solidário ao governo na procura de soluções que permitam que essa situação seja equacionada o mais rápido possível", explica.
Fonte: Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na
Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)