Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Sisu tem mais de 1 milhão de inscrições no primeiro dia


Mariana Tokarnia
Agência Brasil

Brasília – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, até as 18h30 desta segunda-feira (6), 1.058.715 inscritos, informou o Ministério da Educação (MEC). O número é quase o dobro do registrado no primeiro dia do processo seletivo do ano passado, 593.453. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (10) no site do Sisu.

De acordo com balanço parcial, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, 150.405. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 121.162 inscritos, São Paulo, com 82.253, o Ceará, com 76.179, e a Bahia, com 69.246.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas online diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu.  

O resultado da primeira chamada do Sisu sai no próximo dia 13 e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula dos selecionados na primeira chamada vai de 17 a 21 deste mês e o da segunda chamada, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho

Além da oferta de 15 cursos técnicos em Porto Velho neste semestre, o governo de Rondônia mantém uma agenda de capacitação para quem quer atualizar

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está nos últimos dias de inscrições para o Curso de Formação Inicial e Cont

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) segue recebendo inscrições para o concurso público que selecionará 47 professores efetivos do Magistério Sup

Aulas de 17 turmas de cursos técnicos que motivam jovens para ingressar no mercado de trabalho tem início, em Porto Velho

Aulas de 17 turmas de cursos técnicos que motivam jovens para ingressar no mercado de trabalho tem início, em Porto Velho

A ampliação da oferta de cursos técnicos em Porto Velho atrai cada vez mais estudantes da Capital que buscam a inserção no mercado de trabalho. Tive

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)