Sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 - 11h03
Agência Brasil
Brasília - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) recebeu 3. 411.111 inscrições, feitas por 1.757.399 candidatos, até as 23h59 de ontem (12), quando foi encerrado o prazo. Cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos e de instituições. O número de inscritos este ano superou em 62% o registrado no primeiro semestre de 2011, quando 1.080.194 pessoas concorreram às vagas oferecidas.
A ferramenta, criada pelo MEC para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entrou no ar à meia-noite de sexta-feira (6)
O Sisu está oferecendo, para o primeiro semestre deste ano, 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. A unidade da Federação que registrou o maior número de inscrições foi o Rio de Janeiro: 381.721. Na sequência vêm Minas Gerais, 367.259; São Paulo, 292.742; Ceará, 243.311; Rio Grande do Sul, 233.324; Bahia, 214.597, e Pernambuco, 193.652.
O candidato aprovado na primeira chamada terá os dias 19 e 20 deste mês para fazer a matrícula na instituição de ensino em que foi selecionado. Os aprovados na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema. Caso não façam a matrícula na instituição, perderão a vaga. Os selecionados para a segunda opção ou aqueles que não forem selecionados para nenhuma delas permanecerão no sistema e poderão ser convocados nas chamadas seguintes.
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)