Terça-feira, 7 de novembro de 2017 - 10h35
Em todo o Brasil participaram 32 escolas da Rede Sesi de Educação do 1º simulado da Prova Brasil realizado em maio, cujo resultado foi divulgado em outubro deste ano e apontou a aluna Lavynia de Araújo Andrade, do 5º ano da escola Sesi-Senai Vilhena (Centro Educacional Isolina Ruttmann) como a primeira colocada em Matemática.
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesi, o 1º simulado da prova Brasil aplicado pelo sistema estruturado de ensino integra os simulados preparatórios da avaliação externa Saeb/Prova Brasil que é realizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática nas turmas do 5º e 9º ano e 3ª série do ensino médio nas escolas públicas e escolas particulares que fazem adesão. As ações nas escolas são desenvolvidas pela equipe pedagógica e professores da educação básica.
Em Rondônia, onde o Sesi atua na educação básica, o simulado foi aplicado no Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo (Porto Velho); Centro Educacional Isolina Ruttman (Vilhena); Centro Educacional Paulo Freire (Pimenta Bueno) e Centro Educacional Memorina Rosa Campos (Cacoal).
Para a coordenadora de Educação da escola Sesi-Senai Vilhena, Aline Luciana, é papel da escola preparar os alunos para o futuro, desenvolvendo o ensino e o aprendizado.
Ela ressalta que o conteúdo e as questões são semelhantes às que caem nas provas do Saeb/Prova Brasil e que a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
A coordenadora acrescenta que o Sesi se preocupa e investe para que isso aconteça. “O Simulado Prova Brasil do Sistema Estruturado do Sesi e uma ferramenta de melhoria dos processos de educação, faz com que tenhamos uma análise das competências e habilidades que são necessárias desenvolver ainda no aluno, alavancado bons resultados”, disse.
De acordo com a coordenadora de Educação Sesi-Senai-RO, Patricia Ribeiro, a realização dos simulados proporciona ao aluno aprender a lidar com testes mais extensos sem perder a concentração, acostumando-se a planejar melhor para a resolução de cada tema. “Parabenizamos a aluna Lavynia de Araújo Andrade e a escola de Vilhena pelo excelente resultado”, exultou.
Fonte: Ascom / Fiero / Carlos Araújo
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)