Terça-feira, 7 de novembro de 2017 - 10h35
Em todo o Brasil participaram 32 escolas da Rede Sesi de Educação do 1º simulado da Prova Brasil realizado em maio, cujo resultado foi divulgado em outubro deste ano e apontou a aluna Lavynia de Araújo Andrade, do 5º ano da escola Sesi-Senai Vilhena (Centro Educacional Isolina Ruttmann) como a primeira colocada em Matemática.
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesi, o 1º simulado da prova Brasil aplicado pelo sistema estruturado de ensino integra os simulados preparatórios da avaliação externa Saeb/Prova Brasil que é realizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática nas turmas do 5º e 9º ano e 3ª série do ensino médio nas escolas públicas e escolas particulares que fazem adesão. As ações nas escolas são desenvolvidas pela equipe pedagógica e professores da educação básica.
Em Rondônia, onde o Sesi atua na educação básica, o simulado foi aplicado no Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo (Porto Velho); Centro Educacional Isolina Ruttman (Vilhena); Centro Educacional Paulo Freire (Pimenta Bueno) e Centro Educacional Memorina Rosa Campos (Cacoal).
Para a coordenadora de Educação da escola Sesi-Senai Vilhena, Aline Luciana, é papel da escola preparar os alunos para o futuro, desenvolvendo o ensino e o aprendizado.
Ela ressalta que o conteúdo e as questões são semelhantes às que caem nas provas do Saeb/Prova Brasil e que a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
A coordenadora acrescenta que o Sesi se preocupa e investe para que isso aconteça. “O Simulado Prova Brasil do Sistema Estruturado do Sesi e uma ferramenta de melhoria dos processos de educação, faz com que tenhamos uma análise das competências e habilidades que são necessárias desenvolver ainda no aluno, alavancado bons resultados”, disse.
De acordo com a coordenadora de Educação Sesi-Senai-RO, Patricia Ribeiro, a realização dos simulados proporciona ao aluno aprender a lidar com testes mais extensos sem perder a concentração, acostumando-se a planejar melhor para a resolução de cada tema. “Parabenizamos a aluna Lavynia de Araújo Andrade e a escola de Vilhena pelo excelente resultado”, exultou.
Fonte: Ascom / Fiero / Carlos Araújo
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)