Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

SENAI RO disponibiliza mais de 800 vagas para cursos EAD e presenciais gratuitos


SENAI RO disponibiliza mais de 800 vagas para cursos EAD e presenciais gratuitos - Gente de Opinião

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) disponibiliza cursos gratuitos nas modalidades Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica. As inscrições iniciaram dia 11 de dezembro e estarão abertas até 8 de janeiro de 2021. O edital foi lançado nas modalidades qualificação profissional e técnico. Ao todo são 14 turmas e mais de 800 vagas para os cursos gratuitos para jovens de 14 a 23 anos e 11 meses completos. As aulas iniciam dia 27 de janeiro de 2021. Os interessados podem se inscrever pelo Portal SENAI. Não há prova para ingresso e os candidatos só poderão optar pela inscrição de apenas um dos cursos. 

Aqueles que escolherem o curso de qualificação com duração de seis meses, precisam estar cursando do nono ano do Ensino Fundamental em diante. São 700 vagas distribuídas para os cursos de Assistente Administrativo, Eletricista de Instalações Prediais, Assistente de Produção e Assistente de Controle de Qualidade, nas Unidades SENAI de Rondônia, na modalidade EAD (Ensino a Distância), em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena (Chupinguaia). Serão 70 alunos por turma e a carga horária será de 400 horas. 

Na modalidade presencial, o SENAI disponibiliza 140 vagas para os cursos Eletricista de Automóveis (Porto Velho), Montador e Operador de Computadores (Ariquemes), Assistente de Produção (Cacoal e Vilhena), com turmas de 35 alunos, nos horários vespertino e noturno, com carga horária de 400 horas. 

O SENAI também oferta 35 vagas para a Aprendizagem Industrial Técnica, na modalidade presencial, para o curso de Técnico em Eletroeletrônica, no horário vespertino, com carga horária de 1320 horas, na unidade Cetem, em Porto Velho. 

Conforme o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, todos os anos, em junho e novembro, o SENAI, cumprindo a cota de gratuidade, lança edital para as vagas do primeiro semestre do ano seguinte, cujas turmas iniciam em janeiro. “As vagas constituem uma excelente oportunidade para jovens em busca de formação profissional de qualidade. O SENAI, através de seus cursos, desenvolve competências profissionais para preparar jovens para o exigente mercado de trabalho formando profissionais flexíveis e dinâmicos, capazes de se adequar às novas formas de organização da indústria e atendendo o perfil profissional estabelecido na legislação vigente”, disse. 

Todos os cursos lançados pelo SENAI atendem aos interesses das indústrias e muitos alunos iniciam o curso com o contrato de Jovem Aprendiz em empresas como a Santo Antônio Energia, Energisa, ESBR, Eletronorte, dentre outras. 

Para mais informações do edital: clique nos links abaixo: 

  Edital Curso Aprendizagem Industrial Básica 

 Edital Curso Aprendizagem Industrial Técnica

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)