Terça-feira, 7 de fevereiro de 2023 - 10h03

Referência no Brasil na educação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também conta com cursos de graduação e pós-graduação. A UniSENAI.Digital reúne cursos voltados à área de tecnologia e para quem busca um ensino flexível com metodologias inovadoras, currículo atualizado com as demandas do mercado e excelência acadêmica. Nas graduações, as aulas são on-line e as avaliações presenciais, nos polos dos estados. Já as pós-graduações são 100% on-line, com a possibilidade de imersões presenciais.
De acordo com o gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, neste primeiro momento, a unidade do SENAI de Ariquemes concentra todo o polo de Rondônia. No período em que dura a graduação, os alunos precisam comparecer 3 (três) vezes por semestre na unidade polo, para fazer as avaliações. “No entanto, a intenção é ampliar para todas as unidades do Estado, para facilitar o acesso dos nossos acadêmicos na hora de fazer as provas, explica o gerente de educação.
Jair Coelho ressalta que, num futuro próximo, o objetivo é expandir a oferta de cursos para outras áreas do conhecimento de forma gradativa. “Queremos que o SENAI de Rondônia protagonize mais esse projeto comprometido com a ampliação do acesso à graduação no país”, afirma.
O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressalta que a instituição ocupará papel de destaque em mais um projeto comprometido com a ampliação do ingresso à graduação no país através da UniSENAI.Digital. “Estudar na universidade do SENAI significa vivenciar, na prática, a realidade da Indústria 4.0, dominar tecnologias e desenvolver as competências que sustentam a inovação industrial”, comenta.
Os interessados podem fazer inscrição para os seguintes cursos: graduação em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciência dos Dados e Inteligência Artificial, Rede de Computadores, Segurança da Informação e Sistemas para Internet. Em pós-graduação, os interessados podem optar por Digital Twin, Smart Factory, DigitalEnergy, Bim Manager, Industrial Devops, MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 e Moda 4.0. O acesso para obter informações e inscrições, pode ser feito por meio do Portal UniSENAI.
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes
O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade
A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026
Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)