Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Senai avalia projetos de alunos para Programa Integradores



Na última quarta-feira (15 de julho) 32 alunos dos cursos técnicos em Automação Industrial, Eletrotécnica e Mecânica do Centro de Tecnologia em Mecatrônica Professor Doutor Volkmar Schuler Senai – Cetem,  divididos em oito grupos de trabalho sob a orientação dos respectivos professores, submeteram seus projetos à banca avaliadora. Integraram a banca profissionais do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), da Energia Sustentável do Brasil (Usina Jirau), Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) e Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (Feder).

Por ordem de apresentação de cada grupo, a banca avaliou os projetos Placa solar de Leds; Gerador de energia por Magnetismo; BIA – Bicicleta – Integradores – Autossustentável; Acessibilidade; Chuveiro Autossustentável; Ventilador Magnético; Mobilidade Urbana e Lupa Gastronômica.

Esta é mais uma etapa da competição Nacional do programa denominado Integradores, cujo objetivo é estimular alunos e professores para a elaboração de projetos para melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente. O programa visa ainda contribuir para a formação tecnológica e humana de profissionais aptos ao mundo do trabalho, com as competências de pensar, elaborar, analisar, identificar, jovens talentos capazes de tomar decisões e que sejam críticos, conforme preconizado na Metodologia Senai de Educação Profissional.

Rondônia participa com 8 equipes de 4 alunos cada, envolvendo dois ou mais cursos técnicos diferentes, totalizando 32 estudantes que participarão do Desafio Senai de projetos integradores. Em setembro, acontecerá a etapa nacional, em Brasília e cada estado será representado por um Projeto. Destes, será escolhido o melhor Projeto Integrador do Brasil.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, pontua que a ação estimula a inovação e o empreendedorismo e faz com que os participantes vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. Para Thomé, o projeto vincula ainda o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador.

Na análise da diretora regional do Senai/RO, Adir Oliveira, todos os projetos são interessantes e vão ajudar na compreensão da Metodologia Senai de Educação Profissional. “Vamos ajudar a divulgar essa prática de ensino e estimular positivamente nossos alunos para que não se sintam sozinhos nesta competição. Sem dúvida, o apoio da Direção Regional e da Federação é primordial para que os nossos futuros cientistas alcancem seus objetivos”, incentivou.

Para o aluno Issac Israel Gomes de Oliveira, do curso técnico em Eletrotécnica, que junto com os demais colegas de turma, desenvolveu uma placa solar composta por leds, “o projeto é importante, principalmente por termos conta alta de energia. Então o projeto visa à diminuição destes custos. O projeto Integradores veio para fazer todo mundo trabalhar, a integração de cursos diferentes cujos alunos se uniram para alcançar o objetivo, que é integrar e trazer inovação” argumentou.

Lucas Gomes Ramos, do curso técnico em Automação Industrial, apresentou o projeto Lupa Gastronômica, desenvolvido para economizar gás e energia elétrica. Ele explicou que a ideia é construir um forno para uso no tratamento de aço e na área alimentícia. “O projeto Integradores bateu à nossa porta e está contribuindo para fortalecer meu sonho de me tornar um cientista. Esta ideia já foi testada e a expectativa é chegar à fase nacional” falou.

Há 30 dias à frente da Direção da unidade, Ari Dupont falou que foi um desafio formatar os projetos, colocar no papel e apresentar em pouco tempo. Para alcançar o objetivo, o diretor contou com uma força tarefa formada pelos alunos. Primeiro eles apresentaram para uma banca interna e depois, para a banca externa. “Dos 8 projetos, 4 serão classificados e enviados para o Departamento Nacional e um projeto será escolhido para representar Rondônia” comentou.

Fonte: Ascom / FIERO

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edital nº 18/2025 que estabelece a Chamada Escolar Munic

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM 2026; Colégio Tiradentes da Polícia Militar será a nova sede

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM 2026; Colégio Tiradentes da Polícia Militar será a nova sede

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Com o melhor conceito em Rondônia, Medicina da FIMCA forma 90 novos médicos em cerimônia no Teatro Palácio das Artes

Com o melhor conceito em Rondônia, Medicina da FIMCA forma 90 novos médicos em cerimônia no Teatro Palácio das Artes

A noite do último dia 09 de dezembro marcou um momento especial para o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA. A Colação de Grau da Turma X

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)