Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Senai avalia projetos de alunos para Programa Integradores



Na última quarta-feira (15 de julho) 32 alunos dos cursos técnicos em Automação Industrial, Eletrotécnica e Mecânica do Centro de Tecnologia em Mecatrônica Professor Doutor Volkmar Schuler Senai – Cetem,  divididos em oito grupos de trabalho sob a orientação dos respectivos professores, submeteram seus projetos à banca avaliadora. Integraram a banca profissionais do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), da Energia Sustentável do Brasil (Usina Jirau), Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) e Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (Feder).

Por ordem de apresentação de cada grupo, a banca avaliou os projetos Placa solar de Leds; Gerador de energia por Magnetismo; BIA – Bicicleta – Integradores – Autossustentável; Acessibilidade; Chuveiro Autossustentável; Ventilador Magnético; Mobilidade Urbana e Lupa Gastronômica.

Esta é mais uma etapa da competição Nacional do programa denominado Integradores, cujo objetivo é estimular alunos e professores para a elaboração de projetos para melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente. O programa visa ainda contribuir para a formação tecnológica e humana de profissionais aptos ao mundo do trabalho, com as competências de pensar, elaborar, analisar, identificar, jovens talentos capazes de tomar decisões e que sejam críticos, conforme preconizado na Metodologia Senai de Educação Profissional.

Rondônia participa com 8 equipes de 4 alunos cada, envolvendo dois ou mais cursos técnicos diferentes, totalizando 32 estudantes que participarão do Desafio Senai de projetos integradores. Em setembro, acontecerá a etapa nacional, em Brasília e cada estado será representado por um Projeto. Destes, será escolhido o melhor Projeto Integrador do Brasil.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, pontua que a ação estimula a inovação e o empreendedorismo e faz com que os participantes vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. Para Thomé, o projeto vincula ainda o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador.

Na análise da diretora regional do Senai/RO, Adir Oliveira, todos os projetos são interessantes e vão ajudar na compreensão da Metodologia Senai de Educação Profissional. “Vamos ajudar a divulgar essa prática de ensino e estimular positivamente nossos alunos para que não se sintam sozinhos nesta competição. Sem dúvida, o apoio da Direção Regional e da Federação é primordial para que os nossos futuros cientistas alcancem seus objetivos”, incentivou.

Para o aluno Issac Israel Gomes de Oliveira, do curso técnico em Eletrotécnica, que junto com os demais colegas de turma, desenvolveu uma placa solar composta por leds, “o projeto é importante, principalmente por termos conta alta de energia. Então o projeto visa à diminuição destes custos. O projeto Integradores veio para fazer todo mundo trabalhar, a integração de cursos diferentes cujos alunos se uniram para alcançar o objetivo, que é integrar e trazer inovação” argumentou.

Lucas Gomes Ramos, do curso técnico em Automação Industrial, apresentou o projeto Lupa Gastronômica, desenvolvido para economizar gás e energia elétrica. Ele explicou que a ideia é construir um forno para uso no tratamento de aço e na área alimentícia. “O projeto Integradores bateu à nossa porta e está contribuindo para fortalecer meu sonho de me tornar um cientista. Esta ideia já foi testada e a expectativa é chegar à fase nacional” falou.

Há 30 dias à frente da Direção da unidade, Ari Dupont falou que foi um desafio formatar os projetos, colocar no papel e apresentar em pouco tempo. Para alcançar o objetivo, o diretor contou com uma força tarefa formada pelos alunos. Primeiro eles apresentaram para uma banca interna e depois, para a banca externa. “Dos 8 projetos, 4 serão classificados e enviados para o Departamento Nacional e um projeto será escolhido para representar Rondônia” comentou.

Fonte: Ascom / FIERO

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a