Segunda-feira, 24 de agosto de 2015 - 07h22
Com apenas um comprimido ao ano você fica livre de verminoses. A informação foi reforçada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) em sua campanha lançada esta semana para combater verminoses e diagnosticar potenciais casos de hanseníase. A campanha iniciou pela escola municipal Semente do Araçá, localizada no bairro São Sebastião I.
A campanha visa a prevenção e o tratamento contra verminose e hanseníase. Serão atendidas crianças a partir dos 5 anos de idade, o projeto se estenderá durante todo o dia e agora pela manhã já foram atendidas 45 alunos. De acordo com Macário Júnior, clínico geral, o procedimento é simples. “Antes de tudo orientamos os pais para olharem o corpo da criança em casa, verificar algum possível surgimento de macha ou até mesmo uma lesão no corpo. Depois eles preenchem a ficha de autorização de atendimento, e quando a criança apresenta essa ficha assinada, realizamos o atendimento, e finalizamos medicando as crianças com apenas um comprimido para combater os vermes”, explicou o médico. “Esse programa é feito anualmente em todas as escolas. A evolução da doença Hanseníase demora quase nove anos depois do contato, raramente ela aparece em crianças, mas precisamos fazer esse acompanhamento de prevenção para orientar e alerta os pais para que não haja um diagnostico tardio”, informou Edilene Santos Torres, diretora dos posto de saúde São Sebastião.
Edilene ainda enfatiza que a prevenção e saúde também são matérias da escola, devemos ficar alerta não somente contra essas doenças, mas muitas outras que costumeiramente atingem as crianças.
Sintomas
Hanseníase: manchas ou placa esbranquiçado, avermelhadas ou amarronzadas, caroço e áreas do corpo com diminuição ou perda de sensibilidade. Verminoses: dores abdominais, diarreia, anemia, perda de peso, palidez, excessiva, barriga grande e sangramentos intestinais.
Fonte: Elen de Paula
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)