Quarta-feira, 26 de março de 2014 - 12h33
Pesquisar é se aventurar na busca pelo novo. Assim é para Leonardo Silva Brito, de 14 anos, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici. O adolescente cursa o 1º ano do Ensino Médio e foi selecionado para participar do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt após ter dedicado alguns dias a pesquisar para escrever sobre a expedição científica da qual participaram o ex-presidente americano e o militar brasileiro.
O projeto é realizado pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e selecionou oito redações sobre a expedição que mapeou o rio Roosevelt, antes ‘Rio da Dúvida’. Os alunos autores dos textos vão participar de um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.
Esta não foi a primeira redação de Leonardo selecionada em um concurso. No ano passado, o adolescente obteve o primeiro lugar na fase regional de um concurso dos Correios sobre o tema ‘água’. Na etapa nacional, o aluno ficou em sétimo lugar.
Leonardo conta que utilizou enciclopédias na pesquisa que fez para escrever sobre a Expedição Rondon-Roosevelt. “Gostei muito de conhecer mais o nosso Estado, de saber que Rondônia tem importância para outros povos”, ressalta.
Nascido em Presidente Médici, o adolescente conta que sonha em conhecer os Estados Unidos onde pretende se graduar em astrofísica. “Gosto muito de astronomia”, diz, entusiasmado, Leonardo.
Para isso, o garoto se prepara há um ano estudando o idioma inglês e agora lê sobre a cultura norte-americana. “Precisamos saber como nos comportar. Afinal, o que é comum para nós aqui no Brasil pode ser estranho para eles nos Estados Unidos”, pondera o aluno.
Expedição
O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim pelo coronel Mariano Cândido Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.
Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.
Fonte: Texto: Marcela Ximenes / Foto: Escola Carlos Drummond de Andrade
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci

UNIR abre inscrições para o PS 2026 com 2.935 vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu na quarta-feira (19) as scrições para o Processo Seletivo 2026 (PS UNIR 2026). São ofertadas 2.935 vag
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)