Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

'Sempre sonhei em conhecer os Estados Unidos', conta aluno


Pesquisar é se aventurar na busca pelo novo. Assim é para Leonardo Silva Brito, de 14 anos, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici. O adolescente cursa o 1º ano do Ensino Médio e foi selecionado para participar do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt após ter dedicado alguns dias a pesquisar para escrever sobre a expedição científica da qual participaram o ex-presidente americano e o militar brasileiro.'Sempre sonhei em conhecer os Estados Unidos', conta aluno - Gente de Opinião

O projeto é realizado pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e selecionou oito redações sobre a expedição que mapeou o rio Roosevelt, antes ‘Rio da Dúvida’. Os alunos autores dos textos vão participar de um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

Esta não foi a primeira redação de Leonardo selecionada em um concurso. No ano passado, o adolescente obteve o primeiro lugar na fase regional de um concurso dos Correios sobre o tema ‘água’.  Na etapa nacional, o aluno ficou em sétimo lugar.

Leonardo conta que utilizou enciclopédias na pesquisa que fez para escrever sobre a Expedição Rondon-Roosevelt. “Gostei muito de conhecer mais o nosso Estado, de saber que Rondônia tem importância para outros povos”, ressalta.

Nascido em Presidente Médici, o adolescente conta que sonha em conhecer os Estados Unidos onde pretende se graduar em astrofísica. “Gosto muito de astronomia”, diz, entusiasmado, Leonardo.

Para isso, o garoto se prepara há um ano estudando o idioma inglês e agora lê sobre a cultura norte-americana. “Precisamos saber como nos comportar. Afinal, o que é comum para nós aqui no Brasil pode ser estranho para eles nos Estados Unidos”, pondera o aluno.

Expedição

O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim pelo coronel Mariano Cândido Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.

Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.

Fonte: Texto: Marcela Ximenes / Foto: Escola Carlos Drummond de Andrade

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)